dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Suínos    
Transporte interfere na qualidade da carne suína
Boa logística, profissionais treinados, equipamentos apropriados e carrocerias estruturadas evitam perdas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
28/06/2012

Para obter uma carne de qualidade, é preciso adotar práticas de manejo adequadas. No entanto, tudo pode ir por água abaixo se o transporte dos animais não for realizado de maneira correta, o que pode favorecer a incidência da carne PSE (pálida, mole e exsudativa) e DFD (escura, firme e seca). Para evitar perdas de qualidade, é preciso contar com boa logística de transporte, profissionais treinados, equipamentos apropriados e carrocerias bem estruturadas que não ocasionem lesões nos animais. Além disso, o tratamento dado aos suínos durante a viagem também interfere na qualidade.

— Para realizar o transporte adequadamente, é preciso ter um caminhão em boas condições. Para isso, o responsável pelo transporte deve fazer todas as manutenções preventivas. Em segundo lugar, a documentação de transporte, como guias de GTA e documentação fiscal, deve estar presente — afirma Osmar Dalla Costa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

Feito isso, é preciso fazer um cronograma de viagem com informações sobre o horário de chegada na propriedade para embarcação dos animais, quantos animais serão embarcados, qual o percurso que será feito da granja até o frigorífico e se existem rotas alternativas no caso de más condições de tempo, como explica Dalla Costa.

— Na chegada à propriedade, é preciso perguntar ao produtor sobre o número de animais que serão embarcados no caminhão e de que maneira isso será feito. Além disso, no momento de transferência dos animais da granja até o caminhão, se recomenda que eles sejam manejados com calma, com uso de equipamentos apropriados e sempre com lotes pequenos, ou seja, entre dois e três animais. Já no transporte, é recomendada uma densidade máxima de 230kg/m² — diz o pesquisador.

Já em viagens longas, ele afirma que o motorista deve parar o caminhão em locais adequados para que os animais não fiquem expostos a condições adversas, como o sol, que em épocas de verão pode ocasionar queimaduras de pele.

— De modo geral, principalmente na região Sul do país, os animais não ficam mais do que 5h em cima de um caminhão. Se a permanência dos animais se der por um período muito longo, é recomendado que o motorista pare regularmente e molhe os animais, principalmente em épocas mais quentes. De modo geral, os animais não devem viajar por um período superior a 24 horas — orienta.

Em viagens que durem entre 10h e 12h, Dalla costa explica que é preciso fornecer água aos suínos. Para que essa atividade seja realizada, os caminhões devem contar com equipamentos apropriados e bebedouros. Além disso, é necessário que o veículo tenha um sistema de nebulização para dias muito quentes.

— O transporte adequado impacta favoravelmente na qualidade da carne, diminuindo a incidência da carne PSE e DFD. Ao transportar animais, é preciso ter uma boa logística de transporte, contando com profissionais treinados, com equipamentos apropriados e carrocerias bem estruturadas que não ocasionem lesões — conclui o pesquisador.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves através do número (49) 3441-0400.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
CARLOS A F RODRIGUES
13/10/2014 - 18:05
Portal Dia de Campo.
Meu nome é Carlos Alberto,sou estudante do curso Técnico em Logística oferecido pela UNIEURO/Pronatec.
Dos dias 10 a 14/11/2014 vai acontecer a Semana de Amostra Técnica na Universidade UNIEURO, localizada na Asa Sul Avenida das Nações, somos no total de 10 turmas de Técnico em Logística e estamos preparando trabalhos para apresentação com tema Suinocultura.
Gostaríamos de solicitar a colaboração desta no sentido de fornecer material sobre o assunto e convidar para participar da Semana de Amostra Técnica junto com a UNIEURO.
Dispomos de auditório com capacidade para 300 pessoas e 10 salas para oficinas e workshop.
A amostra Técnica será aberta para todos os alunos dos cursos Técnicos da UNIEURO.
Caso a resposta seja positiva a UNIEURO enviara a solicitação formalizando o pedido
Agradeço a atenção.

Carlos Rodrigues.
61-9263-1421

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada