dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade        
O ABC da sustentabilidade na agricultura
Programa federal estimula modelo de agricultura de melhor gestão e mais eficiência produtiva
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
27/01/2012

A agricultura sustentável deixou de ser apenas um desejo de ambientalistas e passou a ser realidade em muitas lavouras do Brasil e do mundo. O entendimento de que é mais eficiente fazer uma agricultura utilizando menos recursos é quase unanimidade nos centros de pesquisa e o resultado são novas tecnologias aparecendo a todo momento para beneficiar o produtor e facilitar a sustentabilidade no campo. Após a COP 15 - Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em Copenhagen (capital da Dinamarca), em 2009, o Governo brasileiro assumiu o compromisso público de reduzir as emissões de gases estufa em 38% e criou o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), um plano de metas específico para a área rural que contempla seis grandes áreas: plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, recuperação de áreas degradadas, plantio de florestas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e tratamento de resíduos animais. O programa promete mudar a realidade da agricultura brasileira.

Para entendermos melhor o Programa ABC, que está em andamento há 1 ano, o Portal Dia de Campo conversou com exclusividade com o Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Derli Dossa, doutor em ciências econômicas, que era o coordenador do programa até o final do ano passado e ajudou a elaborar as metas que contemplam o plano. Ele explicou as principais metas, falou sobre os principais desafios e disse que o novo modelo sustentável é inevitável, veio para ficar e vai elevar ainda mais o patamar da agricultura brasileira.

Portal Dia de Campo - O senhor pode explicar como surgiu e qual é o objetivo principal do Programa ABC?
Derli Dossa
- Ele vem dentro de um enfoque de mudança de modelo de agricultura. Antes, no modelo de agricultura tradicional brasileira, não havia preocupações com a emissão de gases de efeito estufa. Em função de um ligeiro aumento na temperatura média no globo terrestre, há necessidade que a gente identifique os focos que causam esse problema. O Programa ABC nada mais é do que um programa que tem objetivo de fazer uma agricultura de baixa emissão de carbono, para contribuir com a melhoria do clima na Terra. É resultado do compromisso que o Brasil assumiu em Copenhagen para desenvolver um modelo de agricultura sustentável.

Portal Dia de Campo - Quais são as seis tecnologias que compõem o Programa ABC?
Dossa
- Esse modelo de agricultura sustentável é baseado em seis tecnologias fundamentais. A primeira delas é a recuperação de áreas degradadas, em que até 2012 nós temos a meta de recuperar 15 milhões de hectares. A segunda tecnologia é o Plantio Direto na Palha, que é uma tecnologia já muito utilizada no Brasil e conhecida pela maioria dos produtores, já que dos 47 milhões de hectares que tínhamos em 2009, 26 milhões utilizavam plantio direto. A nossa aumentar é expandir esse número para mais 8 milhões de hectares. Nosso terceiro objetivo é a implementação de um modelo de agricultura diversificado a que chamamos de Lavoura-Pecuária-Floresta. Esse modelo já é muito conhecido na agricultura familiar, mas vem sendo também incorporado pela média e grande agricultura, dia após dia. Outra tecnologia dentro do plano é a fixação biológica de nitrogênio. Retiramos o nitrogênio da atmosfera (através da chuva e de uma bactéria fixadora de nitrogênio no solo), incorporamos no solo e ele vai fazer com que haja um aumento na matéria orgânica no solo. A quinta é o plantio de florestas porque nada recupera mais o CO2 da atmosfera do que o plantio de árvores. Finalmente, tem o tratamento de dejetos, em que nós vamos transformar o gás carbônico proveniente dos dejetos dos animais.

Portal Dia de Campo - Em qual destas áreas até agora houve maior e menor progresso?
Dossa
- Elas estão há menos de um ano em execução. Dessas atividades a que tem chamado mais atenção é a ILPF, todavia a área de Plantio Direto é a que avançou mais rapidamente, mas é normal que isso ocorra.

Portal Dia de Campo - Quais são as principais dificuldades que o programa enfrenta?
Dossa
- Nós não temos todos os números ainda e temos duas deficiências fundamentais: a primeira é que, como nós estamos mudando de modelo, os técnicos não têm tanta segurança para afirmar aos produtores o ganho efetivo e a rentabilidade financeira. Estamos destravando esse problema a partir da elaboração de cursos de treinamento para técnicos e produtores. Precisamos ainda produzir muita matéria de divulgação na imprensa, porque as informações que chegam aos produtores são muito poucas. Eu diria que mais de 90% dos produtores ainda não conhecem o programa. Nós temos segurança de que em um período de três anos estas duas dificuldades estarão superadas.

Portal Dia de Campo - Em que Estados está mais fácil implantar os programas e em qual está mais difícil?
Dossa - Os mais fáceis estão sendo aqueles que nós estamos priorizando, que são Goiás, Tocantins, Paraná e Minas Gerais. Eu creio que a Região Centro-Oeste será a que mais vai implementar porque, no meu entendimento, é ali que nós temos maior necessidade que avance rapidamente esse novo modelo de agricultura.

Portal Dia de Campo - Como vai funcionar essa questão do financiamento para o produtor?
Dossa
- O crédito não é problema porque nós colocamos volume de recursos suficiente já em 2010/2011 e estamos colocando agora em 2011/2012 cerca de R$ 2,3 bilhões com taxa de juros a 5,5% ao ano com prazo de carência de 5 a 8 meseS tendo até 15 anos para pagar, dependendo do projeto técnico. Os financiamentos já estão em andamento. O Banco do Brasil, por exemplo, priorizou entre as suas metas que os gerentes coloquem recursos na emissão de baixo carbono. Nós não estamos colocando mais dinheiro para fazer o mesmo, nós queremos mudar o modelo de agricultura e temos o objetivo de tornar a agricultura mais eficiente e de melhor gestão. Por isso a gente exige o projeto técnico.

Portal Dia de Campo - Falando especificamente da área de tratamento de resíduos de animais. O objetivo é tratar 4,4 milhões de metros cúbicos, principalmente da suinocultura, e transformar estes resíduos tóxicos em energia. O Governo vai construir ou incentivar as usinas de tratamento pelo país?
Dossa
- Nas regiões de suinocultura, o esforço vem sendo feito pela Itaipu Binacional. Os técnicos de lá é que têm coordenado o processo de implantação desse modelo da área de dejetos suínos. O Ministério de Desenvolvimento Agrário também está coordenando essa área.

Portal Dia de Campo - Quando se fala em sustentabilidade, agricultura sustentável, redução de gás carbônico, muitos produtores não dão muita importância porque não enxergam os benefícios econômicos. Mas muitas dessas ações trazem lucro para os produtores. Eu gostaria que o senhor abordasse esse aspecto financeiro.
Dossa
- No nosso entendimento essa é uma questão de educação e na frente será uma questão cultural. Nossa proposta é que eles façam melhor o que já sabem fazer. Essa agricultura que está sendo proposta é a agricultura que levou o Brasil a ser o segundo maior exportador do mundo e altamente competitivo. Nós estamos querendo melhorar o processo de gestão, fazer com que a gente utilize melhor os recursos da agricultura. A contabilidade será feita no momento da elaboração do projeto. Sustentabilidade é um termo genérico, mas o que tem por trás disso nada mais é do que a compreensão de que nós precisamos fazer mais com menos. Significa que nós estamos atrás de ganho de produtividade em função do melhor uso de tecnologias disponíveis na Embrapa, nas instituições regionais de pesquisa, nos centros acadêmicos e universidades. Nós já estamos antecipando barreiras comerciais que virão por parte dos países importadores, onde a preocupação com a pegada de carbono no mundo já é grande.

Portal Dia de Campo - Dentro de 10 anos, o que o senhor espera para o Programa ABC, como o senhor gostaria que as metas do programa estivessem?
Dossa
- Esse é um processo em andamento e a gente espera que ele tenha mais informações divulgadas e mais gente aderindo. Eu acredito que, dada a idade em que tenho hoje (64 anos), que será um programa das futuras gerações. Os meus filhos é que vão introduzir com grande força esse novo modelo de agricultura sustentável. É um modelo que veio pra ficar, fazendo com que o homem não seja um predador da natureza, mas sim um participante da sustentabilidade.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
eng. agr. José Humberto Martins Borges
27/01/2012 - 13:54
Um dos probelmas em evoluir com a adoþÒo de ILPF nÒo seria tanto a tecnolgia pois hß vßrias testadas e validadas mas sim na questÒo de como se leva as informaþ§es aos produtores. Trabalho hß mais de 20 anos com ILP e quando se tenta divulgar as aþ§es nÒo sÒo efetivas, tÚcnicos desqualificados aparecem como especialistas, produtores acham que Ú fßcil implantar essas tÚcnicas e nÒo respeitam as recomendaþ§es, isso quando eles as ouvem, e assim, erros sÒo cometidos causando o insucesso, que mata toda essa grande e importante soluþÒo para problemas dos produtores rurais. Cito como exemplo real a adoþÒo da braquißria ruziziensis cuja tÚcnica criei em 1994 e assisti a adoþÒo e desistÛncia por in·meros produtores em detrimento dos problemas que apontei aqui.

Eng. Agr. Mateus Augusto de Carvalho Rodrigues
27/01/2012 - 14:46
Nosso maior problema 'e a falta de uma extensao rural mais efetiva, levando o que se tanto pesquisa nas universidades e outras instituicoes para o campo. Os produtores tem que entender que isso serve para ajudar no seu dia-a-dia. Ai o que vemos 'e produtor experimentando densidade de plantio, profundidade de semeadura, especie de forrageira para usar na ILPF, sendo que muito informacao ja se tem a respeito. Ai tudo que parece 'facil' acaba dando errado e nossa agricultura 'e que perde com isso.

Graduando Eng. Agronômica: josé Roberto Portugal
27/01/2012 - 21:25
A fixaþÒo biol¾gica de nitrogÛnio em leguminosas jß estß consolidada, como por exemplo a soja, porÚm, temos obter resultados semelhantes em gramÝneas, pois estas exigem grande quantidade de nitrogÛnio. Estou realizando alguns experimentos nessa linha e verifiquei que os resultados ainda sÒo inconsistentes, sendo necessßrio a realizaþÒo de mais pesquisas. A diminuiþÒo de pouco que seja da utilizaþÒo de nitrogÛnio mineral, alÚm de minimizar os custos de produþÒo, tambÚm promove a agricultura sustentßvel.

Waldo Alejandro Ruben Lara Cabezas
30/01/2012 - 15:17
Em termos prßticos e objetivos, como posso ter acesso ao citado Projeto TÚcnico que entendo deveria ser apresentado a InstituiþÒo bancßria para sobmetido a anßlise? Posso como pesquisador trabalhando nessa ßrea colaborar com produtor(es) na elaboraþÒo desse Projeto? Existe um formato padrÒo para sua elaboraþÒo? Ainda nÒo consegui resposta para ter acesso ao Programa ABC? O autor poderia me esclarecer isto?
Muito obrigado.
Waldo Lara

Vilson Marcos Testa-Pesquisador da Epagri/Cepaf
06/02/2012 - 10:46
Entendo que o programa ABC deveria incluir e serem fortemente incentivados os sistemas de produþÒo de leite com base de pastos e agricultura familiar.

Tais programas reduzem a alimentaþÒo Ó base de raþ§es, que dependem de grÒos, que por sua vez tem produþÒo que consome muita energia f¾ssil para sua produþÒo, enquanto a produþÒo de pastos Ú muito menos intensiva no consumo desse tipo de energia. Esses sistemas de produþÒo exp§em muito menos os solos a erosÒo e, por consequÛncia Ó perda de ßgua e poluiþÒo dos rios.

AlÚm disso, o incentivo a agricultura familiar, promove a inclusÒo social, com mais oportunidades de trabalho e distribuiþÒo de renda, fatores que deveriam estar na base de qualquer programa de sustentabilidade que se valesse de recursos p·blicos.

João Paulo
18/07/2012 - 15:54
Gostaria de aproveitar o artigo e lembrar nossos leitores que existem pequenas empresas como a minha a ''Terra Biodigestores'' que projeta os biodigestores e fornece toda a tecnologia necessária para se concretizar a geração de bioenergia através dos resíduos que normalmente são jogados fora!
Estamos abertos a desenvolver parcerias tanto público quanto privadas e no final das contas o maior beneficiado é o produtor rural que tem diminuição dos gastos e a sociedade como um todo pelo enorme impacto ambiental desta iniciativa.

Obrigado!

João/Terra Biodigestores
terra.biodigestores@hotmail.com

Para comentar
esta matéria
clique aqui
6 comentários

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada