dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Certificações  
Café com padrão definido
A inédita ação para caracterizar o café da região Oeste da Bahia foi desenvolvida pela Abacafé. O motivo do trabalho foi a definição qualitativa do padrão do café da região, para fins de compor o projeto da Indicação Geográfica do produto regional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Abacafé
23/02/2012
Quem degusta um bom café percebe diversos elementos sensoriais presentes na bebida que está entre as mais famosas e tradicionais do Brasil. Aos que degustam os cafés da região Oeste da Bahia, constatam a presença de corpo acentuado, acidez positiva, leve doçura, sabor agradavelmente frutado, gosto remanescente prolongado e aroma floral com boa densidade. Avaliando com profundidade os sabores frutados são identificados nozes, caramelo, chocolate, damascos e tamarindo, e nos aromas florais as rosas e flores silvestres.
 
Tais elementos da bebida são comprovados através de provas de xícaras atendendo a metodologia da Specialty Coffee Association of America, SCAA, em que degustadores qualificados utilizam-se de diferentes atributos sensoriais como olfato e paladar, para auferir notas e expressões ao café. Este trabalho é necessário para descrever o perfil de bebida, o qual serve como identidade do produto e da região onde foi obtido. 
 
A inédita ação para caracterizar o café da região Oeste da Bahia foi desenvolvida pela Abacafé - Associação dos Produtores de Café do Oeste da Bahia, no último dia 10 de fevereiro, na sala de provas da Cooproeste - Cooperativa Agrícola do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães. O evento reuniu os provadores de cafés da região e consultores qualificados. Sob a coordenação dos árbitros Carlos Novaes da JC Corretagem e Ronaldo Henrique da Cooproeste, foi a primeira prova oficial de cafés da região.
 
O motivo do trabalho foi a definição qualitativa do padrão do café da região, para fins de compor o projeto da Indicação Geográfica do produto regional. As informações também servirão de base para o futuro enquadramento do produto na hora de carimbar com o selo de origem, bem como para a promoção do mesmo em aspectos comerciais.
 
Carlos Novaes destacou que o café natural é a bandeira do produto da região, por apresentar características que o mercado internacional busca, a fim de ser usado como base para o blends ou misturas da bebida. Isto significa que os cafés do Cerrado da Bahia são excelentes para composição dos melhores cafés servidos no mundo, o que já achávamos e agora temos certeza.
 
Mais detalhes no www.abacafe.org.br 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada