dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Bovinos de Corte    
Nutrição representa 70% do custo de produção
Estratégias e manejo da pastagem devem ser feitos com planejamento porque gastos são altos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
19/03/2012

A nutrição, sem dúvida, é o aspecto mais caro da produção de gado de corte. Segundo o especialista Fernando Andrade, assessor de gado de corte da Alta Genetics, ela representa 70% dos gastos, com pasto e minerais. Por isso, é muito importante que o pecuarista planeje bem o manejo da pastagem e dos animais para conseguir lucrar mais. Andrade propõe que o pecuarista passe a enxergar a fazenda como uma empresa e que tome decisões baseadas em planilhas de custo e previsão de caixa.

— O fazendeiro tem que entender que a pecuária de corte tem que ser tocada como uma empresa e como o objetivo de toda empresa é dar lucro, então tem que haver um planejamento, estratégias e metas. Ele precisa se profissionalizar porque cada vez mais ele está perdendo terreno. O pecuarista está bem atrasado em relação à agricultura. A agricultura está uns 50 anos mais avançada do que a pecuária — alerta Andrade.

Ele explica que o segredo é planejar e anotar tudo. O pecuarista precisa prever quais serão os serviços oferecidos na fazenda naquele ano e qual deve ser a previsão de caixa, ou seja, qual mercado que ele vai vender. Precisa estar sempre atento a tudo que está acontecendo na propriedade, com os trabalhadores e com os animais, e tentar aumentar a produtividade da fazenda.

— Na pecuária de corte, a maioria dos animais é mantida exclusivamente a pasto. O que o produtor tem que fazer é oferecer um bom pasto para o animal. Isso depende dele fazer bem a correção do solo, fazer corretamente a adubação, intensificar a produção intensificando a carga animal, e depois ele deve fazer o manejo de acordo com a exigência de cada categoria. Nem todo animal tem a mesma exigência alimentar, ele precisa separar os animais em categorias — destaca o especialista.

Como o maior gasto gasto é com a nutrição, o produtor deve demandar muita atenção ao pasto. Fazer a adubação correta é poupar dinheiro. Andrade também lembra que além de produzir e engordar melhor, gado bem alimentado também reproduz melhor porque o potencial reprodutivo está ligado à qualidade e quantidade de alimentos que o animal ingere.

Para mais informações sobre o planejamento da fazenda, os interessados devem entrar em contato com a Alta Genetics ou com a Embrapa Gado de Corte pelo telefone (67) 3368-2000.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada