dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Aves  
Boa alimentação para melhorar índices produtivos
Cuidados com a nutrição de aves, como uso de rações adequadas para cada fase do animal e fornecimento adequado de água podem beneficiar produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
04/04/2012

Um dos cuidados de manejo que pode garantir a boa produtividade da avicultura é relativo à alimentação. O uso de rações apropriadas para cada fase da vida do frango aliado ao consumo de água de qualidade são as principais preocupações que o produtor deve ter para obter uma produção de qualidade. Segundo Fernando Tavernari, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, uma ração ideal para aves seria aquela que atenderia às suas exigências para manutenção e para produção.

— O ideal, hoje em dia, está mais relacionado ao custo dessa dieta, ou seja, o que queremos produzir relacionado ao custo. Atendendo aos requerimentos dos animais, conseguimos obter uma melhor produção. Uma boa alimentação pode beneficiar a produção ao melhorar os índices produtivos — afirma o pesquisador.

Ele diz que o produtor deve buscar atender às diversas fases diferentes do frango. O frango de corte, por exemplo, é dividido em quatro fases: uma pré-inicial, uma inicial, o crescimento e a terminação. Portanto, de acordo com ele, deve-se buscar atender à cada uma dessas fases, garantindo o desenvolvimento dos frangos.

— Além disso, para obter uma boa relação custo-benefício, o produtor deve priorizar o menor desperdício possível da ração. Uma vez que, na produção animal, as dietas podem equivaler a até 70% do custo de produção — explica.

Tavernari conta ainda que os principais erros cometidos pelos produtores na hora da nutrição seriam em relação ao desperdício de ração. Esse problema, para ele, deve ser evitado ao máximo possível. Deve-se ainda manter as rações entregues para cada período para serem utilizadas nos períodos para os quais foram formuladas.

— Os nutrientes que compõem uma boa ração são muitos, como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Os nutrientes específicos que compõem uma boa ração seriam basicamente esses, mas não podemos esquecer a importância da água. Não existe consumo de alimentos se não existir o consumo de água — adverte.

De acordo com o pesquisador, a água de boa qualidade é um grande nutriente responsável por melhorar muito o consumo e a produtividade animal.  Já os custos da alimentação variam em função das fases durante as quais são feitas as dietas. Para Santa Catarina, por exemplo, Tavernari afirma que uma dieta inicial varia em torno de R$0,66 por quilo de ração.

— A relação da alimentação com a produtividade depende muito da disponibilidade dos alimentos e do custo desses alimentos. Então, a boa qualidade é relativa a quanto o produtor quer produzir no final — explica.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves através do número (49) 3441-0400.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Avicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada