dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/12/2025            
 
 
    
Notícias
Instituto de Botânica inaugura viveiro de plantas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência FAPESP
29/05/2012

O Instituto de Botânica de São Paulo (IBot) irá inaugurar, no dia 6 de junho, um novo viveiro de plantas.

Contando com uma área de aproximadamente 700 m2, sendo 222 m2 destinados a espécies que necessitam de sombreamento e o restante às espécies de áreas ensolaradas, o novo viveiro possibilitará a realização de estudos integrados e específicos de diferentes grupos de plantas cujas características podem definir melhor os modelos de restauração e conservação dos ecossistemas.

O espaço também possibilitará pesquisas na área de produção de mudas para subsidiar os projetos desenvolvidos pelo IBot e pela Secretaria de Meio Ambiente.

Entre os projetos estão o cultivo de espécies nativas para a restauração ecológica de áreas degradadas, a formação de um banco de germoplasma de plantas resgatadas em diversas regiões, e a manutenção de coleções vivas do Jardim Botânico – como a coleção de espécies raras e ameaçadas, para fins de conservação biológica.

O herbário do Instituto de Botânica reúne um acervo de dois séculos de amostras da flora brasileira, em grande parte representativa do estado de São Paulo. Conta atualmente com 460 mil exsicatas de plantas e fungos, distribuídas por todos os grupos vegetais (algas, fungos, briófitas, pteridófitas e fanerógamas).

Também abriga coleções históricas importantes, como as coletadas pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo (iniciada no fim do século 19), pela Comissão das Linhas Telegráficas e Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, na Estação Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e, mais recentemente, pelo projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, realizado com apoio da FAPESP.

“Atualmente, é o terceiro maior herbário do Brasil, com reconhecimento e indexação nacional e internacional, mantendo intenso intercâmbio com instituições congêneres, em todo o mundo, e abrigando uma das coleções mais importantes de plantas oriundas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo”, disse Luiz Mauro Barbosa, diretor geral do IBot.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: SP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada