dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Notícias
Encontro de mulheres enfatiza Associativismo para as conquistas de mercado na Agricultura Familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seagro-TO
29/06/2012

Na tarde desta quinta-feira, 28, último dia do IIII Encontro Estadual das Agricultoras Familiares, um dos temas abordados foi o “Associativismo”, mostrando a importância da organização social para as conquistas de novos mercados na Agricultura Familiar.  O encontro que iniciou na terça-feira, 26, superou todas as expectativas de público, contando com a presença de 300 participantes.

Segundo o técnico do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Édson Soares Maciel, que ministrou a palestra sobre “Associativismo”, essa é uma atividade em que as mulheres precisam se organizar nas tomadas de decisões. “Notamos que a mulher tocantinense quer buscar novos meios de organização, mas para isso é preciso mais integração entre elas”, explicou, acrescentando que para melhorar a qualidade de vida, a mulher tem que estar inserida no mercado de trabalho.

Superação

Para o superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Marcelo Gualberto Caldeira, o evento superou as expectativas marcando uma nova fase na vida destas mulheres. “Foram levantadas as demandas para o desenvolvimento das políticas públicas que assistem as agricultoras familiares do Estado. Aqui iniciaram grandes debates, importantes para o crescimento social e econômico dessas mulheres.”, argumentou.

Para a presidente da Associação do Assentamento Morada Nova, do município de Colméia, Maria da Guia, o Encontro despertou grandes mudanças no cotidiano das agricultoras. “Esperamos que ao chegar a suas localidades, essas mulheres usem do conhecimento que adquiriram aqui. Pois foi muito proveitoso, com os temas apresentados, fatos que lidamos no dia a dia”, disse. Maria trabalha numa comunidade de 18 famílias agricultoras, onde a produção está focada no arroz e na mandioca. “Da mandioca vendemos a raiz, a farinha e o polvilho”, acrescentou. 

Comercialização dos produtos

As mulheres agricultoras que estiveram expondo durante o evento falam que a comercialização foi bem sucedida. A expositora de produtos de Babaçu, Tereza Cristina da Silva, do município de Arguiarnópolis, fala que vendeu bem nesses três dias. “Não esperava que fosse vender tanto assim, nossa expectativa foi superada”, destacou. Na exposição, Tereza tinha vários produtos do Babaçu, como as biojóias, cintos, bolsas, jogos americanos, colares, fruteiras, chaveiros, dentre outros.

Tatiana Pereira dos Reis, do grupo de mulheres de Ponte Alta do Tocantins, expositora de produtos de Capim Dourado, também fala sobre as vendas durante no Encontro. “Nestes dias conseguimos vender bastante, mas o melhor é o contato que fizemos para vendas futuras”, destacou. Tatiana expôs mandalas, sousplat, bolsas, jarras, porta joias, fruteiras, entre outros.

Programação

Neste último dia, as mulheres participaram de palestras com os temas: políticas públicas da sociobiodiversidade; seguro social; primeiros socorros; o papel da mulher na luta contra as drogas, incêndios florestais; direitos e sexualidade humana. Para encerrar, a psicóloga Bianca Zortéa, ministrou a palestra “Eu, o outro e o mundo”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: TO
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada