dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura  
Consórcio girassol X milho no Cerrado
Sistema é destinado a pequenos produtores e pode favorecer até a produção animal através do fornecimento de farelo para a alimentação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
20/03/2015

A cultura do girassol pode ser muito lucrativa, em especial para o pequeno produtor. Apesar de ainda não ser amplamente divulgado, o cultivo da planta em consórcio com outras culturas pode favorecer até a produção animal, através do fornecimento de farelo para a alimentação. Segundo José Lopes, pesquisador da Embrapa Meio-Norte, o girassol era considerado uma cultura de clima temperado, mas, levando em consideração o melhoramento genético realizado nos últimos anos para sua adaptação a diferentes regiões agroclimáticas mais quentes, e com maior irradiação solar, tem-se verificado a expansão desta cultura, dos tradicionais países produtores, como a Argentina e Uruguai, para outras regiões dentro do Brasil.

De acordo com o pesquisador, com a exploração dos cerrados da região Meio-Norte do Brasil, através do cultivo de arroz de sequeiro, soja, algodão herbáceo e milho, há necessidade de introdução de novas culturas e entre as culturas que possuem potencial para os sistemas de rotação e sucessão nas regiões produtoras de grãos, a do girassol é uma alternativa de grande importância por fornecer matéria-prima para o processamento industrial dos grãos e pela característica de ciclo curto, alta qualidade e produtividade de óleo.

Para o pequeno produtor, o consórcio girassol x milho, pode ser muito lucrativo. Segundo Lopes, os melhores resultados obtidos foram ao plantar quatro fileiras de girassol e quatro de milho, alternadamente. O espaçamento utilizado é o de costume, 70 cm entre linhas para ambas as culturas, 10 cm entre plantas no caso do milho e 30 cm no caso do girassol.

O espaçamento utilizado é o de costume, 70 cm entre linhas para ambas as culturas, 10 cm entre plantas no caso do milho e 30 cm no caso do girassol

— Na região de Teresina, o período indicado para plantio varia entre janeiro e fevereiro. Já no sudoeste piauiense, esse período deve ser entre dezembro (para o girassol) e janeiro (para o milho) — diz o pesquisador.

Na questão de pragas e doenças, Lopes destaca que o girassol não causa grandes problemas. Mas o pesquisador chama a atenção para o momento da pulverização, que nunca pode ser feito no período de floração da planta, quando as abelhas utilizam seu pólen para a produção de mel.

As vantagens do girassol

Para o pesquisador, a principal vantagem do consórcio aparece no momento do beneficiamento. Isso porque o farelo que sobra do girassol é utilizado na alimentação dos animais.

— Para cada tonelada de grãos, são produzidos de 400 a 500 kg de óleo. Como subprodutos, tem-se de 200 a 250 kg de casca e de 350 a 400 kg de farelo aproveitado na produção de ração para alimentação animal, em misturas com outras fontes de proteína, especialmente no período seco. Além de margarina e maionese, pode ainda, devido às suas características de óleo semi-secativo, ser usado na fabricação de tintas e vernizes. Os grãos, quando moídos, produzem fécula de alto teor alimentício, que misturados à farinha de trigo ou demilho, é utilizada na fabricação de pães mistos. Durante o período de florescimento do girassol, ocorre um incremento na produção de mel de abelha entre 20 e 40 litros por hectare plantado com essa cultura — afirma Lopes.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 09/07/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Cardoso-USP ESALQ, 1936
03/11/2013 - 21:48
O plantio em renques alternados trazem dificuldades na colheita mecanizada, ora muito difundida feita por empreiteiros. Mesmo os sitiantes valem-se deles. Uma coisa são os canteiros da Embrapa, outra, muito diferente, é a produção comercial. A foto indica as fantasias de alguns técnicos.

Ricardo de Castro Merola
03/12/2013 - 23:18
Concordo plenamente com o Dr Fernando,o plantio concorrida nem sempre pode ser aplicado para o médio e grande produtor.grato

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Consórcio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada