dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Publlicações    
Reunião de Pesquisa de Soja apresenta livro sobre insetos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Trigo
24/07/2012

A Embrapa em parceria com a publicadora internacional CRC Press do grupo Taylor & Francis, acaba de lançar o livro “Bioecologia e Nutrição de Insetos – Base para o Manejo Integrado de Pragas” nos Estados Unidos. A versão em inglês da publicação será apresentada na 39ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, durante a abertura do Seminário Técnico de Soja, que hoje, às 14h15. Os editores são os pesquisadores Antônio R. Panizzi (Embrapa Trigo) e José R. P. Parra (ESALQ/USP), que reuniram no livro um grupo numeroso de pesquisadores qualificados do Brasil e do exterior na área de entomologia, a ciência que estuda os insetos.

A hegemonia total do ser humano sobre os demais organismos habitantes do planeta Terra só é desafiada pelos insetos, os quais são os nossos maiores competidores. Vivem em todos os ambientes, explorando todos os nichos ecológicos, causam enormes prejuízos nas culturas e nos grãos armazenados, transmitem doenças para animais e plantas e, para o ser humano, podem se constituir em agentes epidêmicos, como o mosquito da dengue. Por outro lado, os insetos são de grande utilidade como os insetos parasitas e predadores de pragas, as abelhas produtoras do mel, e em especial na função de polinizadores de plantas. Estudos indicam que, se os insetos fossem eliminados totalmente, o ser humano desapareceria da face da Terra, pois as plantas, que nos fornecem alimento por estar na base da cadeia alimentar, desapareceriam por completo. Neste contexto, o livro apresenta estudos imprescindíveis para embasar os programas de manejo e controle das espécies nocivas de insetos, em especial para a agricultura.

 De acordo com o pesquisador Antônio R. Panizzi, “o desenvolvimento desse projeto remonta ao ano de 1991, quando foi publicada a 1a edição do livro ‘Ecologia Nutricional de Insetos e suas Implicações no Manejo de Pragas’. Passados quase 20 anos, constatamos a necessidade de preparar uma 2a edição da obra, revisada, ampliada e atualizada”. Para atingir esse objetivo, foram incluídos novos capítulos, passando de um total de nove capítulos da 1a edição, para 26 nessa nova edição, configurando um novo livro, que foi publicado em 2009.

Agora, está sendo disponibilizada a versão do livro na língua inglesa, com a inclusão de um novo capítulo, novos autores e a atualização dos demais capítulos. “A rápida evolução do conhecimento em biologia, com o aparecimento de novas áreas de pesquisa, justificou a demanda da elaboração de um texto atual”, conclui Panizzi.

A programação completa da 39ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul e Seminário Técnico de Soja está disponível no site da Embrapa Trigo, em www.cnpt.embrapa.br.

Título: Bioecologia e Nutrição de Insetos - Base para o Manejo Integrado de Pragas
Ano de 2009 - 1.164 páginas
Onde adquirir: http://livraria.sct.embrapa.br
Versão em inglês: Insect Bioecology and Nutrition for Integrated Pest Management
Ano de 2012, editora CRC Press - 750 páginas
Onde adquirir: http://www.crcpress.com/product/isbn/9781439837085

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Publicações
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada