dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
Governo do RS que identificar 100% do rebanho de bovinos no Estado
Objetivo é reestruturar a defesa sanitária animal gaúcha, com a identificação de todo seu rebanho bovino e bubalino
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
TaxiBlue
27/07/2012

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul deverá investir cerca de R$ 60 milhões na reestruturação da defesa sanitária animal no Estado, com a identificação de todo seu rebanho bovino e bubalino, de aproximadamente 13 milhões de cabeças, em um projeto que prevê um sistema completo de rastreabilidade. A verba prevista vem de recursos orçamentários do Estado e de dotação já disponibilizada pelo Governo Federal. O projeto gaúcho prevê recursos para serem aplicados na compra e distribuição de dispositivos, como brincos, chips e leitores, além de equipamentos para as inspetorias veterinárias. O governo do Estado tornará obrigatória e gratuita a rastreabilidade no Rio Grande do Sul e será escalonada, devendo se iniciar com os animais recém-nascidos.

Para o diretor comercial da BML - Pesagem e Identificação Animal, João Maria Lopes Azevedo, a iniciativa gaúcha “deve servir de exemplo para o resto do País, atendendo a uma demanda do mercado internacional de carne, que exige certificação e rastreabilidade do produto, observando que a carne rastreada tem gerado uma diferenciação de preço em relação à carne normal, representando um preço mais alto para o pecuarista”. O diretor da BML ressalta ainda que o Rio Grande do Sul “não precisará ir buscar essa tecnologia fora do País, pois já existem no mercado nacional leitores e brincos com chips 100% nacionais, de alta tecnologia, além de todos os demais equipamentos necessários para um sistema completo de identificação e rastreabilidade, desde o nascimento do animal até que a carne chegue ao consumidor”.

João Maria Lopes Azevedo destaca também que os equipamentos já nacionalizados, desenvolvidos e produzidos no País, oferecem melhores condições de preço tanto aos governos interessados como diretamente aos produtores, “além de se eliminar toda a burocracia com importação”. A BML disponibiliza o sistema Bull Tag, um conjunto de chips e softwares, acessíveis pela internet, que visam fornecer os mesmos serviços de um sistema local (sistema de desktop), capaz de gerenciar o animal desde o nascimento, até o consumidor final. O sistema permite que o pecuarista realize um cadastro geral de sua propriedade, identificando cada animal, as condições de alimentação, sanidade, pesagem, gerando históricos da movimentação desses rebanhos, identificação e consultas futuras, o que irá auxiliá-los, na tomada de decisões.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ricardo Cauduro
31/07/2012 - 10:06
Parabéns pela excelente iniciativa.
Já era tempo de algum Estado iniciar este trabalho por conta própria mesmo.
Att.
Ricardo Cauduro
Méd.Veterinário

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Pecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada