dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
Chile reconhece Mato Grosso do Sul como livre de Newcastle
Representantes do Ministério da Agricultura e do governo chileno discutiram o intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os países
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
07/08/2012

O estado de Mato Grosso do Sul conquistou o reconhecimento de livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça-feira, dia 7 de agosto. Com o reconhecimento, o estado poderá exportar aves para aquele país.

Durante os dois dias, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário da SDA, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.

“Foram reuniões positivas, com temas de interesse de ambos os governos. Conseguimos encaminhar para soluções várias questões, como o reconhecimento do Mato Grosso do Sul de livre da doença de Newcastle e isso foi positivo. Em outros casos, estabeleceu-se um cronograma para avançarmos nos temas”, salientou Colsera.

Questões relativas ao andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos também esteviram na pauta de discussão, assim como as negociações de novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno. As análises de risco de pragas, por exemplo, são essenciais no processo para estabelecer requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.

Saiba mais sobre a doença:
A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afecta aves, domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidémico e por levar a grandes perdas economicas. A doença é endemica em vários países.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada