dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Pecuária  
Simental e Simbrasil terão carne certificada e selo de qualidade
Proposta é que pecuaristas e frigoríficos tenham liberdade de oferecer marcas próprias enquanto a entidade estabelece critérios para garantir origem e produto final
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
ABCRSS
10/09/2012

Até o final de 2012 a Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) deve concluir estudo inédito que permite à entidade realizar a certificação de marcas de carne produzidas a partir de animais com sangue Simental. A ABCRSS pretende lançar um selo de qualidade para atestar a origem e o produto final que será fornecido ao consumidor. A intenção é fomentar a iniciativa de produtores e frigoríficos na criação de marcas de carne preservando a identidade do Simental e Simbrasil.

Projeto piloto encomendado pela ABCRSS à Beef & Veal Consultoria (Botucatu/SP) foi concluido na segunda quinzena de agosto com a apresentação de resultados e degustação da carne. Coordenado pelo consultor Roberto Barcellos foram avaliadas 35 novilhas Simbrasil de 20 meses com 16 arrobas e rendimento de carcaça de 52%. O abate foi programado no Frigol, em Lençois Paulista (SP) tendo a engorda dos animais ocorrida no Sitio Serra D'Agua (Botucatu/SP). O produto final está sendo testado por consumidores da cidade em parceria com a boutique Confraria da Carne.

Segundo o presidente da ABCRSS, Alan Fraga, a entidade está estruturada para realizar o processo de certificação e deverá agora definir os padrões para o uso da marca Simental nos projetos de produção e comercialização de carne premium. O programa das raças Simental e Simbrasil será de âmbito nacional.

“A experiência que fizemos deu um sinal de como a ABCRSS deve se posicionar no mercado. A ideia é fomentar as iniciativas privadas e regionais – formando mini-clusters, tendo a associação a responsabilidade de credenciar, certificar e qualificar o produto para o consumidor. E temos projeto não apenas para a carne mas para o leite e subprodutos oriundos de animais Simental”.

Segundo Barcellos o volume de animais envolvidos no projeto, durante este início será apenas por iniciativas pontuais, conforme o andamento das pesquisas. Ele acredita que o projeto tem “um enorme potencial e deve ser definido com machos castrados e fêmeas jovens com terminação em confinamento, e presença mínima de 50% de sangue Simental ou superior como é o caso do Simbrasil”.

A ABCRSS está em fase de negociações com Roberto Barcellos para estabelecer o processo da certificação e do lançamento do selo de qualidade. A entidade estuda também como será o protocolo de produção e a auditoria de fazenda. Em princípio a proposta é que a Beef & Veal Consultoria acompanhe a rotina antes e após a porteira e as etapas de recepção de animais, frigorifico, abate, lacração de carcaças, quarteio, desossa, embalagem, expedição e ponto de venda.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária de Corte
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada