dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Ovinos        
Sucesso no mercado começa na organização do criatório
Inseminação artificial e a sincronização de cios são os principais aliados para a amplificação de uso de carneiros selecionados e a concentração dos partos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
18/09/2012

Seja na Região Sul ou na Região Nordeste, o foco da ovinocultura hoje é a produção de carne e, em especial a carne de cordeiro, cujo consumo é crescente no país. Faz-se necessário então tornar a estrutura do criatório o mais eficiente possível no quesito reprodução animal. Recursos como a inseminação artificial e a sincronização de cios são os principais aliados para a amplificação de uso de carneiros selecionados e a concentração dos partos.

Como resultado do emprego correto e estratégico dessas conhecidas tecnologias e trabalhadas desde a década de 1940, o criatório ganha em organização e eficiência, o que vai significar uma produção maior e melhor de cordeiros, bem como regularidade na colocação do produto no mercado.

De acordo com o pesquisador José Carlos Ferrugem, da Embrapa Pecuária Sul, o criador deve estar atento ao desenvolvimento e manutenção ideal de uma estrutura de manejo que privilegie justamente a realização desse trabalho. Nesse sentido, a reprodução animal em si passa a ser a percebida como a parte final de um processo que é indissociavelmente dependente de um bom manejo sanitário, nutricional e genético do rebanho (ouça a íntegra da entrevista).

 

“No que se refere à infraestrutura, os requerimentos são maiores quando o número de ovelhas concentradas para inseminação é superior a 500 ovelhas, quando os rebanhos são menores, as instalações podem ser simplificadas. Um exemplo interessante foi desenvolvido pelo Serviço de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação (SFRIA) do Ministério da Agricultura. Na antiga Fazenda Experimental de Criação “Cinco Cruzes” do Ministério da Agricultura, atual Embrapa Pecuária Sul, foi instalado a partir de 1943 um programa para o desenvolvimento da inseminação artificial de ovinos com sêmen fresco", explica.

Ainda segundo Ferrugem, o referido programa foi referência internacional e deixou legados importantes quanto à padronização de técnicas eficientes, desenvolvimento de instrumental e infraestrutura de manejo para com os animais. O conjunto de mangueiras, bretes e tronco para inseminação foi aprimorado pelos integrantes do SFRIA, considerando aspectos da fisiologia dos ovinos e praticidade de manejo com os animais, podendo servir como um modelo para a construção de novas instalações para a execução de serviços de inseminação artificial.

 

Vista superior do parte interna da estrutura que privilegia o manejo reprodutivo em ovinos

Durante a última edição da Expointer, em Esteio, RS, no final de agosto, o estande da Embrapa apresentou uma maquete eletrônica que mostra uma arquitetura idealizada para otimizar o processo reprodutivo. A estrutura contempla desde critérios como a apartação dos animais até o conforto do técnico para a realização da inseminação com melhores resultados, passando ainda pela importante questão da ambiência dos animais.

Através do link www.cppsul.embrapa.br/unidade/publicacoes, da própria Embrapa Pecuária Sul, é possível ter acesso aos comunicados técnicos aos quais o pesquisador José Carlos Ferrugem se refere durante a entrevista. Os materiais são gratuitos e abordam os diferentes temas que compõe o sistema de criação de ovinos.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Saulo E. Machado
22/09/2012 - 19:35
Eu, gostaria de saber,end.e telefones de
lugares onde são abatidas ovinos (carneiros e outros)afim de que eu possa
comprar tripas das mesmas.

obrigado
Saulo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Ovinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada