dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Flores    
Controle de pragas e doenças nas roseiras
Pesquisadores da Epamig explicam como fazer o planejamento anual do manejo de doenças e pragas em cultivo de rosas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epamig
27/09/2012

A rosa é a flor de corte mais produzida e apreciada no mundo. No Brasil a cultura da roseira destaca-se com cerca de 180 milhões de hastes comercializadas por ano e Minas Gerais é uma das maiores regiões produtoras do País: são 150 hectares de área plantada com roseiras, principalmente nas cidades de Andradas, Alfredo Vasconcelos e Barbacena.

Os maiores desafios enfrentados no cultivo da roseira estão relacionados com o controle de pragas e doenças, que podem depreciar os botões de rosa. Tecnologias estão sendo desenvolvidas para reduzir a aplicação de agrotóxicos e adubos através de estudos sobre o manejo integrado e controle biológico de pragas, doenças, adubação verde e adubos orgânicos, que podem ser produzidos pelo próprio produtor, no cultivo de rosas.

 

Armadilha adesiva amarela usada no monitoramento de pragas na roseira

A partir de pesquisas desenvolvidas no Núcleo Tecnológico de Floricultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em São João del-Rei, estão em testes diversas tecnologias  para controle preventivo das principais doenças da roseira como oídio ou branco da roseira, míldio e mofo cinzento. Também estão sendo estudadas medidas de controle preventivo e alternativo de pragas - como ácaros, pulgões, tripes, moscas-brancas, besouros desfolhadores e lagartas.

De acordo com a pesquisadora da Epamig Elka Fabiana Almeida, em decorrência da preocupação com a saúde dos trabalhadores e com o meio ambiente, estão sendo recomendadas técnicas preventivas, como realização de tratos culturais adequados, monitoramento de pragas e doenças, utilização de agentes de controle biológico e uso de extratos de plantas.

Uso de jato de água para controle de ácaro

Para controle de oídio (doença na qual o fungo infecta toda parte aérea da planta), por exemplo, deve-se podar a partes doentes e queimar o material. “O produtor deve aplicar semanalmente uma solução preventiva com bicarbonato de sódio a 0,1%”, explica a pesquisadora. Esse fungo afeta folhas e ramos. A pesquisadora recomenda ainda que o produtor evite roseiras muito adensadas e que mantenha o solo sempre livre dos restos da cultura, onde esse e outros fungos podem sobreviver e causar problemas no cultivo.

Para a pesquisadora da Epamig Lívia de Carvalho, é necessária a realização de monitoramento semanalmente. “Essa avaliação ajuda na detecção dos picos populacionais das pragas e dos insetos benéficos (predadores e parasitoides) presentes no cultivo e pode proporcionar uma redução nos custos de tratamentos”, afirma. Lívia explica que há técnica simples e de baixo custo, como amostragem de insetos na planta, através da utilização de armadilhas coloridas. As armadilhas de cor amarela são eficientes na captura de pulgões e moscas-brancas. Já as azuis, para a captura de tripes. As armadilhas devem ser colocadas uma a cada 200 m2 na altura do topo das plantas e em áreas de maior risco de infestação, como bordas dos cultivos, próximos à entrada, ou nas aberturas de ventilação em casas de vegetação. “O uso de telas nas casas de vegetação pode prevenir infestação de pragas. Quanto mais fina a malha, maior a tendência de restringir o movimento de ar para dentro da casa de vegetação e evitar a entrada das pragas na área de cultivo”, disse.

Liberação de ácaro predador para controle de ácaro praga

Uma técnica de fácil aplicação para controle de ácaros é a utilização de jatos de água diretamente na planta visando removê-los das folhas e também proporcionar um microclima desfavorável ao seu desenvolvimento. Alguns produtos alternativos já estão disponíveis no mercado e sendo utilizados por produtores de rosas com bons resultados. Podemos citar o uso de ácaros predadores, para controle do ácaro praga (Tetranychus urticae). As circulares técnicas “Doenças da roseira” (nº.154) e “Principais pragas em cultivo de roseira: reconhecimento e controle” (nº.157) podem ser acessadas em publicações no site www.epamig.br

Sintoma de oídio em roseira – doença pode causar enrolamento das folhas mais jovens que apresentam formações circulares brancas

Pesquisas em rosas
A Epamig tem desenvolvido projetos de Produção Integrada de Rosas em Minas Gerais principalmente na cidade de São João del-Rei. Os projetos são financiados por fontes fomentadoras estaduais (Fapemig) e federais (CNPq, Capes e Finep). Nos últimos quatros anos foram implantados experimentos de pesquisas em floricultura que visam o manejo sustentável do solo, o controle alternativo de pragas, o uso sustentável da água e a redução da adubação nitrogenada. Todos os projetos se encontram em desenvolvimento e os primeiros resultados dos experimentos implantados em 2009 mostram que é possível o cultivo de rosas de forma sustentável.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Floricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada