dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agronegócio    
Cantões da Cana explora região de Araçatuba
Expedição, que irá percorrer usinas do Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte, Nordeste e da América Latina, visita UDOP e região de Araçatuba
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Jaqueline Stamato
16/10/2012

Ao dar a largada para a Expedição ‘Cantões da Cana’, o destino foi Araçatuba e região, segunda maior cidade do oeste paulista, cuja economia atual é caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. Mas, o cenário também inclui a pecuária como atividade que tornou Araçatuba mais conhecida no país como a Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi em plena Praça Rui Barbosa.

A Fase 1 da Expedição, iniciada na segunda quinzena de setembro, possibilitou o idealizador do projeto, Tercio Dalla Vecchia, visitar a UDOP - União dos Produtores de Bioenergia, entidade referência no setor, e também as Usinas da Mata (Valparaíso), Clealco (Clementina), Rio Vermelho (Junqueirópolis) e Quatá (Grupo Zillor).

Nesta matéria, destacamos os principais momentos da conversa com o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe que contou que a entidade nasceu da necessidade das destilarias autônomas de etanol, criadas no início do ProÁlcool, trocarem informações sobre o setor na região, ou seja, com atuação alicerçada no tripé: representatividade, treinamento e comunicação.

“A UDOP, na verdade, é uma entidade diferenciada das outras entidades. Ela foi criada em 1985, já com uma finalidade diferente. Quando nós viemos para cá em 1980, nós trouxemos uma filosofia que tínhamos em Campos, Rio de Janeiro, com reuniões de gerentes das usinas daquele Estado para discutir assuntos técnicos. Então, uma vez por mês, reuniam-se agrônomos para discutir as necessidades, as dificuldades, tecnologias...e quando chegamos aqui, nós vimos que as usinas da região eram novas, com gerentes novos, com falta de entrosamento entre eles e até falta de experiência. A partir dai, encontros de gerência agrícola da região começaram a ser realizados”, contou Salibe. 

O presidente executivo lembrou que a Feicana passou a ser realizada a partir de 2003. Feira que trouxe visibilidade para a região e possibilitou mostrar para as empresas de equipamentos e outros produtos que, como polo sucroenergético com 50 usinas instaladas, compensava consolidar algumas representações para que toda a manutenção ficasse centralizada na região.

“Quando montamos a primeira Feicana, descobrimos mais 10 usinas novas. Em 2004, 20 novas usinas; 2005, 30 novas e 2006, 40 novas. Então, o tempo nos mostrou que aqui era o ponto de crescimento do setor e assim a UDOP acompanhou esse “boom” de crescimento, saiu de 19 membros para 70 atualmente”, disse Salibe.

Entrosamento e disseminadora de conhecimento técnico - O nicho de mercado da entidade sempre foi capacitação de mão de obra. Prova disso é que, desde sua criação, a entidade promove encontros com gerentes agrícolas, gerentes automotivos, administrativos financeiros, entre outros, em busca de conhecimento técnico. A partir de 2000, começou a promover cursos de pós graduação. “Hoje, estamos com mais de 100 mil pessoas treinadas nessa história de 27 anos que irá completar em novembro deste ano”, comentou o presidente executivo.

Para diferenciar das demais entidades, o foco da UDOP passou a ser, basicamente, serviços. “Criamos as pesquisas de custos. Temos hoje pesquisa salarial, pesquisa de custo agrícola, pesquisa de custo industrial etanol, açúcar e eletricidade, enfim, hoje nós temos esse mercado de todas as cidades do Brasil, tanto que a UDOP, nas suas 70 associadas, está em oito Estados”, lembrou ele.

A entidade oferece ainda cursos de pós graduação in Company para seus associados e trabalha em parceria com outras entidades e sindicatos com o objetivo de unir forças.

Futuro do setor
O setor do agronegócio brasileiro vive em crise, comentou Salibe. Ora picos positivos e ora picos negativos. Para ele, o momento atual é de picos negativos drásticos, uma das piores crises, mas com uma perspectiva de crescimento, em comparação com as crises anteriores que foram crises de mercado. “A crise atual está relacionada a preço e segurança de governo. O governo precisa definir suas prioridades no setor. Caso contrário, teremos um apagão de combustível daqui a dois anos”, alertou Salibe.

“O setor tem tudo para sair desta crise porque existe mercado. Nos últimos 10 anos a demanda andou a reboque da produção, ou seja, nós produzíamos muito mais do que demandávamos. Nos próximos 10 anos a produção vai andar a reboque da demanda, consequentemente, se houver possibilidade nós teremos preços bons. Isso mostra que o setor tem um futuro brilhante, mas, infelizmente, nem todos vão sair do buraco, alguns usineiros não sairão dessa crise ilesos; vão ficar para trás e se tornarão somente fornecedores de cana e venderão suas usinas para grandes grupos”, comentou.

As visitas às Usinas estão em andamento; esta semana o CEO Tercio Dalla Vecchia estará percorrendo o Estado do Paraná e na semana de 22 de outubro a primeiro de novembro estará nos Estados do MS e MT.

Graças à colaboração dos patrocinadores interessados em compartilhar desse Projeto é que a Reunion Engenharia irá editar um Livro comemorativo pelos 20 Anos de atuação no mercado contando um pouco da história da cana-de-açúcar de cada região visitada.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada