dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroindústria      
Produção de pães é alternativa de renda para mulheres rurais
Além de servir para gerar renda extra, o curso também vai melhorar a qualidade dos produtos na mesa das famílias do assentamento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rural Rio
30/10/2012

Buscar alternativas para gerar renda no campo, qualificar e diversificar a produção. Para isso, agricultoras do assentamento Celso Daniel, em Macaé, participaram esta semana de um curso de panificação artesanal, promovido pela Emater-Rio, com apoio do Rio Rural. Executora do programa na microbacia Canal Jurumirim, a engenheira agrônoma Ana Rita Rangel explicou que a ideia do curso foi identificada pela comunidade logo no início dos trabalhos no assentamento, durante a etapa do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). “Elas precisam de atividades geradoras de renda nas propriedades, que permitam trocar os dias de faxina na zona urbana pelo cuidado com as lavouras e os filhos. Como a renda familiar ainda é baixa, muitas mantêm as atividades de diarista na cidade”, revela Ana Rita.

Além de servir para gerar renda extra, o curso também vai melhorar a qualidade dos produtos na mesa das famílias do assentamento. “Aqui não tem nenhum comércio perto e elas precisam aumentar as opções de alimentos”, informou Marcos Peruzzi, extensionista social da Emater-Rio, responsável pelas aulas. As doze agricultoras que participaram do curso ficaram animadas com as novas possibilidades. “Vou fazer pães para vender e melhorar o dinheiro na minha casa. Agora também posso receber visitas pra um lanche, tenho certeza de que vou saber fazer coisas gostosas”, avaliou Marcília Macedo Pereira, de 67 anos.

Durante três dias, as mulheres aprenderam técnicas artesanais para confecção de pães salgados, doces, pizzas e panetones. No encerramento do curso, uma confraternização animou a tarde, com direito a degustação de todos os produtos. As mulheres, que receberam certificados de participação, estão confiantes e desejam continuar a aprendizagem. “Vamos voltar no próximo mês para ensinar a fazer molho de pimenta, panetone salgado e também vamos dar orientações sobre vendas e como calcular os preços”, disse Peruzzi. “Aqui eles têm muito feijão de corda, milho e pimenta, e querem agregar valor ao produto fazendo molhos”, explica Ana Rita.

A agricultora Tânia Falcão, que cultiva milho, feijão e amendoim, gostou do que viu no curso. “Estou encantada. Antes eu até fazia pão, mas ficava duro. Agora aprendi a fazer panetone, isso é muito interessante”, disse. Crianças da comunidades também acompanharam as mães durante as atividades, como observadoras.

O assessor técnico regional do Rio Rural, Luiz Carlos Guimarães, avalia esta ação foi muito importante para fomentar a união da comunidade e estimular as vocações dos diferentes públicos. "Esse é um lado muito positivo do Rio Rural. Mesmo os agricultores que ainda não foram atendidos diretamente com os projetos, estão sendo beneficiados por cursos como este, que foi um pedido da comunidade. Isso só é possível porque eles estão organizados e sabem quais são suas", finalizou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada