dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Evento    
ANDEF e UFES promovem dia de campo no ES
O evento faz parte do Programa Agro+: Por uma agricultura mais sustentável - um projeto que busca profissionalizar os produtores rurais nos aspectos sociais, ambientais e de boas práticas agrícolas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Andef
02/11/2012

A ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) em parceria com a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Campus de São Mateus, promove na próxima quarta-feira, dia 07 de novembro, um dia de campo para os produtores da cidade de São Mateus, ES. O evento faz parte do Programa Agro+: Por uma agricultura mais sustentável - um projeto que busca profissionalizar os produtores rurais nos aspectos sociais, ambientais e de boas práticas agrícolas.

“É uma oportunidade para os participantes terem contato e vivência com o que será ensinado. Vamos orientá-los tecnicamente sobre as melhores formas de trabalho no campo sempre pensando em desenvolver ações mais sustentáveis”, explica Marcelo Barreto da Silva, professor de fitopatologia e um dos líderes do projeto.

Para este “Dia de Campo” está estimada a participação de 50 trabalhadores que serão divididos em cinco grupos para passarem por dez estações com foco nos temas: uso de EPI; preparo de calda (preparo da calda, armazenamento e descarte de embalagens); amostragem de pragas e nível de ação; regulagem de pulverizadores e alvo biológico, controle de pragas e doenças, adubação, irrigação e tecnologia da aplicação. “Identificamos os fatores limitantes à produção sustentável e agora é a hora de capacitarmos os produtores para revertermos essa situação. O agronegócio brasileiro se expande a cada dia e precisamos estar preparados para acompanhar esse desenvolvimento”, destaca José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF.

O Programa Agro + já avaliou cerca de 250 propriedades rurais e capacitou mais de 250 produtores sendo que as propriedades amostradas foram divididas em nível tecnológico: médio, baixo a alto. “Os diagnósticos das propriedades nos mostram que as propriedades puderam ser classificadas de acordo com o nível de sustentabilidade, chegando aos níveis de baixo índice de sustentabilidade até alto índice de sustentabilidade, isso realmente mostra que podemos alcançar números melhores para todos, e isso é através da educação”, explica Silva completando que “Um dos motivos do baixo índice de sustentabilidade é a falta do uso de critérios técnicos para intervenção na lavoura nas diversas áreas”.

Segundo o gerente de educação da Andef, há problemas relacionados à educação como: armazenamento de produtos fitossanitários, falta de seguro saúde, descarte das embalagens, adequação fiscal da propriedade, gestão e até mesmo de higiene pessoal. “Por isso preparamos essa capacitação com materiais didáticos que visam adequar a vida do produtor e de sua família, bem como motivá-los a buscar a sustentabilidade. Estamos confiantes e pretendemos levar este programa para outros estados”, conclui Marinho.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada