dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Conselho de Defesa autoriza titulação de agricultores familiares em área de fronteira
Para o secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, essas primeiras três glebas servem de modelo para o bom andamento de todo o processo de titulação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MDA
20/12/2012

Agricultores familiares atendidos pelo Terra Legal e que moram na faixa de fronteira - faixa interna de 150 quilômetros de largura, paralela à linha divisória do território nacional - receberam uma boa notícia essa semana. O Conselho de Defesa Nacional (CDN) concedeu o primeiro assentimento para a titulação de glebas. A partir de agora, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já está autorizado a titular agricultores familiares das glebas Conceição, Iquiri e Terra Firme.

Para o secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA), Sérgio Lopes, essas primeiras três glebas servem de modelo para o bom andamento de todo o processo de titulação. “O MDA e o CDN construíram, em conjunto, um modelo para modernizar e simplificar o processo de titulação de propriedades que estão dentro da faixa de fronteira. Isso vai ajudar a acelerar a entrega dos títulos para esses agricultores”, assinalou Lopes, ao lembrar que o Conselho de Defesa Nacional se mostrou sensível a demanda da sociedade civil pela regularização fundiária na Amazônia Legal.

O coordenador de Regularização Fundiária da Serfal, José Dumont, salientou que a principal alteração é o tratamento por gleba e não mais processo a processo. Antes destes assentimentos, o CDN tinha que analisar o processo de cada agricultor, o que agora é feito inteiramente pelo Terra Legal. “Acredito que, com essa medida, vamos destravar a titulação em áreas de fronteira”, adiantou o coordenador.

O que muda
Antes do assentimento por gleba, o CDN fazia a análise de cada processo, de forma independente, o que exigia o trâmite de um grande volume de documentos em Brasília. Com as alterações, o CDN vai autorizar o repasse de áreas da União a agricultores e municípios de forma totalmente digitalizada, com consulta aos dados disponibilizados pelo Terra Legal. “Toda vez que o Terra Legal precisar titular agricultores que ocupam terras federais dentro da faixa de fronteira, basta o assentimento da gleba pelo CDN”, explicou Dumont.

O coordenador do Terra Legal no Acre, Antônio Branã, acredita que, com essa alteração, o programa terá condições de avançar ainda mais no estado. “Vamos acelerar o procedimento de emissão do título ao eliminar a necessidade de fazer cópias individuais de cada processo. Agora só precisamos enviar ao Conselho de Defesa Nacional a relação dos ocupantes e o georreferenciamento da gleba”,  frisou Branã. O coordenador realçou que, no Acre, grande parte das áreas onde o programa está atuando se encontra dentro da faixa de fronteira.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada