dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Publlicações    
Embrapa publica livro Química Analítica Aplicada à Agroenergia
Além de tratar das técnicas analíticas, a obra traz orientações para o desenvolvimento, validação e controle de métodos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroenergia
21/12/2012

Apresentando tanto métodos e técnicas convencionais quanto inovadores, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) acaba de publicar o livro “Química Analítica Aplicada à Agroenergia”. Os autores são Silvio Vaz Júnior e Itânia Pinheiro Soares, ambos químicos com doutorado em Química Analítica e pesquisadores da Unidade brasiliense da Empresa. Eles realizaram um levantamento das principais técnicas analíticas clássicas e instrumentais em uso, baseando-se nas experiências profissionais de cada um, na literatura científica e na legislação sobre o tema.

Além de tratar das técnicas analíticas, a obra traz orientações para o desenvolvimento, validação e controle de métodos. Aborda, ainda, as aplicações analíticas em agroenergia. De acordo com Vaz Júnior, o livro preenche uma lacuna na literatura técnica brasileira. “É a primeira obra abordando esse tema lançada no País”, ressalta. Ele enfatiza que cada setor produtivo tem necessidade de diferentes abordagens analíticas – daí a importância de referências para a área de agroenergia.

O livro mostra exemplos de aplicações das técnicas com fluxogramas dos processos analíticos. “As técnicas são abordadas de forma prática, facilitando o entendimento de profissionais de diversas áreas”, completa Itânia. 

No prefácio do livro, o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, ressalta a importância da publicação para a Empresa. “Sendo a Embrapa uma instituição de reconhecida importância para o agronegócio, torna-se pertinente que seus pesquisadores se empenhem em levar aos setores produtivos os avanços técnico-científicos disponíveis para a garantia da qualidade dos produtos e para a redução do impacto ambiental negativo de seus processos produtivos, contribuindo para a sustentabilidade da exploração econômica da biomassa”, afirma.

A obra foi editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e está disponível pela compra, ao preço de R$ 13,00, na livraria da Empresa (www.embrapa.br/liv), pelo telefone (61) 3448-4236 ou pelo e-mail sct.vendas@embrapa.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada