dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Publlicações    
Série Produtor Rural, da Esalq, lança novos títulos
Edições 52 e 53 contemplam setor de apicultura e estão disponíveis para consulta pela internet
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
USP/Esalq
30/01/2013

A Série Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), que apresenta temas variados e informações práticas destinadas aos produtores rurais, acaba de lançar mais dois novos títulos. Os exemplares de números 52 e 53 da publicação intitulam-se, respectivamente, "Produção de cera" e "Manejo da agressividade de abelhas africanizadas". Editada pela Divisão de Biblioteca (DIBIBL), a série é composta por 65 publicações e todas estão disponíveis gratuitamente para download no site da biblioteca.

A edição de nº 52 menciona que a cera é utilizada pelas abelhas na construção dos favos para armazenamento de alimento (alvéolos e opérculos), postura e desenvolvimento das crias, participando ainda na composição da própolis. Atualmente, empresas utilizam a cera como principal componente ou como parte de alguns produtos. Muitas tentativas foram feitas para se produzir favos artificiais como de plástico, fibra de vidro, ferro e alumínio. No entanto, apesar da aceitação pelas abelhas e as vantagens de se obter favos resistentes para o transporte e a centrifugação, a dilatação que ocorre nesses materiais transforma os alvéolos de operárias em alvéolos de zangão ou propicia a formação de pontas e há maior dificuldade em sua utilização.

A obra apresenta capítulos sobre cera e suas utilidades; cera de abelha africanizada; utilização da cera na apicultura; reaproveitamento da cera apícola; beneficiamento da cera apícola; processos para extração da cera; purificação; processos para a obtenção de lâminas de cera; conservação e armazenamento da cera apícola; e mercado consumidor. Assinam esta edição Lorena Andrade Nunes e Maria Emilene Correia-Oliveira, doutorandas do Programa de Pós-graduação (PPG) em Entomologia; Talita Antonia da Silveira, mestranda do PPG em Entomologia; Luis Carlos Marchini, professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA); e José Wilson Pereira da Silva, doutor do LEA.

A edição de nº 53 relata que quando nos reportamos a uma situação em que pessoas ou animais foram vítimas de abelhas falamos que um enxame atacou e para isso usamos o termo “agressividade”. No entanto, para quem estuda comportamento de animais sabe que a agressividade é típica de predadores, portanto termo inadequado para abelhas. O correto seria denominar defensividade devido ao ataque estar habitualmente associado a resposta de alguma perturbação sofrida pela colmeia. Entre os diferentes meios de comunicação de abelhas, o meio químico é o que afeta diretamente no comportamento de defesa interferindo prontamente em um maior ou menor grau na ‘agressividade’ da colmeia. A comunicação química é realizada por substâncias próprias denominadas de feromônios, os quais, após liberados externamente, produzem um efeito, levando os indivíduos da colmeia a uma reação específica e imediata, estimulando ou inibindo certos comportamentos dos insetos.  Um dos feromônios utilizados pelas abelhas é o alarme que é liberado quando a abelha se sente ameaçada ou ferroa um inimigo. Esses insetos podem ainda marcar o inimigo estimulando, assim, o ataque dos demais indivíduos da colônia.

Essa edição traz em seus capítulos a comunicação das abelhas; processo de enxameação; consequências de enxameação; nidificação; acidentes com abelhas africanizadas; apitoxina ou veneno das abelhas africanizadas; manejo da agressividade de abelhas africanizadas; indumentárias e equipamentos para manejo de abelhas; captura segura de enxames viajantes ou já instalados; e uso da fumaça e seu efeito sobre as abelhas. Assinam esta edição os mesmos autores da edição anterior.

Informações pelo e-mail: biblioteca.esalq@usp.br.

Site da biblioteca: http://www.esalq.usp.br/biblioteca.

Edição nº 52 e Edição nº 53

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada