dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural    
Assentamento rural supera os efeitos da seca com olericultura na Bahia
Com a preservação das nascentes e o trabalho manual de irrigação, os assentados continuam produzindo olerícolas para a comercialização nas feiras da região
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EBDA
25/02/2013

Agricultores familiares do assentamento Serra Verde, em Senhor do Bonfim, BA, driblam os efeitos negativos da seca com força de vontade e respeito ao meio ambiente. Com a preservação das nascentes e o trabalho manual de irrigação, os assentados continuam produzindo olerícolas para a comercialização nas feiras da região.

Cenoura, coentro, cebolinha, beterraba e couve são cultivadas e garantem o sustento das 18 famílias assentadas. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio de cursos de capacitação e treinamentos aos agricultores, como os de agroecologia e compostagem, tem auxiliado na manutenção das culturas, mesmo durante o longo período de seca.

“Nós plantamos e continuamos colhendo para o nosso sustento. Não utilizamos agrotóxicos e levamos para a mesa das pessoas alimentos de boa qualidade”, afirmou Jairo Joanildo da Silva de Jesus, agricultor familiar assentado no Serra Verde.

Cada agricultor familiar consegue arrecadar aproximadamente um salário mínimo, por mês, com o cultivo das verduras e legumes. As leiras são cultivadas individualmente, porém, uma leira comunitária é mantida para usu comum de todos os agricultores.

Os assentados do Serra Verde participaram, no ano passado, de um intercâmbio ao município de Tucano, promovido pela EBDA, no qual compartilharam experiências relativas à agroecologia, o que tem auxiliado diretamente no cultivo da terra, de maneira ecológica e sustentável.

“A assistência técnica é necessária para que mais agricultores possam trabalhar a terra com respeito e sustentabilidade; este é o nosso papel: ser intermediário neste processo”, disse Ailton Almeida, gerente regional da EBDA de Senhor do Bonfim.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada