dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Brasil próximo da erradicação da pior praga da maçã e da pera
Cydia pomonella alcançou registro zero de espécimes durante a safra 2012/2013
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Giovani Antonio Capra, Embrapa Uva e Vinho
20/03/2013

A pomicultura brasileira está próxima de alcançar o que se coloca como uma façanha internacional: a erradicação, no país, da mais danosa praga da maçã e da pera em âmbito mundial, a Cydia pomonella. O que embala a perspectiva é, acima de tudo, o fato de que no monitoramento do ciclo produtivo 2012/2013 não foi encontrado, no Brasil, nenhum exemplar de Cydia (uma mariposa cuja lagarta se alimenta da polpa da fruta). Afora isso, o ‘desaparecimento’ do inseto se dá em um ritmo gradual: na safra 2010/2011, foram capturados sete indivíduos da espécie; na 2011/2012, somente um. Os números contrastam enormemente com o que ocorria há pouco mais de uma década: na safra 1997/1998, a captura foi de aproximadamente 22,5 mil insetos da espécie.

“São necessários mais dois anos de ‘registro zero’ para que a praga seja declarada como efetivamente erradicada, mas a cadeia produtiva certamente tem o que comemorar”, diz o coordenador-técnico do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella, Adalécio Kovaleski. E o setor da maçã, de fato, já está festejando: recentemente, a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) homenageou, com placa, os principais envolvidos com o Programa. Kovaleski, pesquisador da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, e a própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada pelo chefe-geral da unidade Uva e Vinho, Lucas Garrido, foram agraciados com a distinção, pelo “trabalho incansável e fundamental” rumo à erradicação. A homenagem foi prestada dia 7 de março, em Vacaria, no CTG Porteira do Rio Grande, na solenidade Safra 2012/2013 – União pela sustentabilidade do segmento da maçã.

Orifício de saída da lagarta de Cydia pomonella após completar o desenvolvimento

Foi um evento de prestígio. Dele participaram, entre outras autoridades, o então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério, Caio Tibério da Rocha, e o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri. Marcaram presença na atividade representantes da cadeia produtiva da maçã dos três Estados da região Sul do Brasil, parlamentares, lideranças políticas da região e pesquisadores das instituições envolvidas com o Programa de Erradicação. O evento reuniu mais de 700 pessoas, segundo a ABPM.

O processo de eliminação
Era 1991, quando se detectou, num dos principais polos produtores de maçã do país, Vacaria, RS, a presença de Cydia pomonella. A praga, relata o coordenador-técnico do Programa Nacional de Erradicação, foi introduzida a partir de fruta importada e infestada. “Nas áreas urbanas, a Cydia encontrou hospedeiras (espécies em que consegue se desenvolver) justamente por serem plantas não-comerciais, ou seja, que não recebiam os devidos cuidados de manejo”, detalha Adalécio Kovaleski.

Iniciou-se, então, um trabalho de monitoramento e prospecção da Cydia nos Estados do Sul do Brasil, liderado pelo pesquisador. Nessa fase, até 1997/98, identificaram-se exemplares do inseto nas áreas urbanas de quatro municípios – Vacaria, Bom Jesus e Caxias do Sul, no RS, e Lages, SC. Os dois Estados concentram 93% da produção brasileira de maçã.

Dano interno (região das sementes) causado pela lagarta de Cydia pomonella

A partir das informações obtidas no monitoramento, iniciou-se, efetivamente, o Programa de Erradicação. Isso aconteceu, resgata Kovaleski, pela aplicação de sistema “atrai-e-mata”, em que eram usadas armadilhas impregnadas com feromônio, que é um atrativo sexual, misturado com inseticida. Porém, em função dos custos e dificuldades de importação do material, a estratégia teve de ser alterada.

Assim, a opção foi por começar, nas quatro cidades em que se detectou a Cydia, um trabalho de remoção e substituição de plantas hospedeiras (como macieira, pereira, marmeleiro, nogueira europeia, pessegueiro, ameixeira e nectarineira). Os proprietários dessas, ao concordarem em participar do Programa, recebiam, em troca das plantas removidas, o mesmo número de plantas de espécies não-hospedeiras (como kiwizeiro, videira, citros e espécimes de frutas nativas – pitanga, guabiroba e goiaba). Foram substituídas mais de cem mil plantas nas área urbanas dos quatro municípios, aponta o coordenador-técnico do Programa de Erradicação. O ápice das trocas foi entre julho de 2002 e 2010, mas ainda hoje elas ocorrem, em pequenos volumes, diz Kovaleski. Ele assinala que as remoções/substituições eram direcionadas aos pontos geográficos em que eram identificados os focos da mariposa. “Os pomares comerciais também fazem monitoramento, apesar de nunca terem sido capturados exemplares do inseto nessas áreas”, acrescenta o pesquisador.

A amplitude da exitosa ação de troca foi destacada pelo coordenador-técnico do Programa de Erradicação quando do recebimento da homenagem prestada pela ABPM. “É preciso agradecer às comunidades de Vacaria, Caxias do Sul, Bom Jesus e Lages, pois elas participaram diretamente do Programa, ao aceitarem que as equipes de trabalho entrassem nos quintais de suas casas, para remover as plantas hospedeiras”, discursou Kovaleski. No mesmo sentido, para ele, o ‘registro zero’ tido neste ano é “uma conquista feita a várias mãos; muitas organizações estiveram e estão envolvidas nessa vitória, que é histórica para o Brasil e para o mundo”. O pesquisador ressaltou, ainda, a ampla participação da própria Associação Brasileira dos Produtores de Maçã no Programa: “O sucesso foi possível graças à tecnificação do setor, a união e à motivação de todos, desde o estabelecimento do Programa de Erradicação”.

A proximidade de erradicação da Cydia implica na necessidade de o grupo continuar unido, reforçando o trabalho nas fronteiras, para que não haja novas introduções, enfatiza Kovaleski. “A partir da erradicação da Cydia pomonella, o Brasil demonstra competência técnico-científica”, diz ele. A eliminação, anota, significa economia para a cadeia produtiva, pela menor aplicação de pesticidas, e, portanto, maior preservação do ambiente e da saúde do aplicador e do consumidor, além de uma maior competitividade no mercado internacional, pela redução de resíduos de pesticidas e, principalmente, pela ausência de uma praga de importância econômica.

Agora, outro grande desafio se apresenta para a pesquisa e para a cadeia produtiva da maçã:o enfrentamento à praga da mosca-das-frutas Anastrepha fraterculus, indica Kovaleski.

Produção Integrada de Maçã
A solenidade Safra 2012/2013 – União pela sustentabilidade do segmento da maçã também foi palco para a assinatura de acordo de cooperação entre Ministério da Agricultura e ABPM visando ao fortalecimento do projeto de Produção Integrada (PI) na cadeia produtiva da maçã. Nesse sentido, está em fase de preparação ação para retomada de capacitações da PI na maçã, com previsão de início para o segundo semestre, informa o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann.

Ainda em relação à solenidade, a Embrapa Uva e Vinho aproveitou o evento para promover degustação da sidra e do suco de maçã elaborados pela unidade de pesquisa. Ao final da programação, os participantes receberam uma garrafa da Malus Fresh, bebida à base de fermentado natural de maçã, de baixo teor alcoólico (7,0% Vol.), também elaborada pela Embrapa Uva e Vinho.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
SHEILA DIANA DE CASTRO RIBEIRO, FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO,
21/03/2013 - 17:18
O Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella iníciou na década de 1990, sempre com a participação do Departamento de Sanidade Vegetal - DSV, que é a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária Brasileira, que representa o Brasil em assuntos de fitossanidade perante a Organização Mundial do Comércio - OMC, Convenção Internacional de Proteção para os Vegetais - CIPV, participando efetivamente na elaboração das normas internacionais de medidas fitossanitárias. O Programa Nacional desde o início foi coordenado pela Divisão de Vigilância e Controle de Pragas, que faz parte do Departamento de Sanidade Vegetal, do Ministério da Agricultura, com a parceria da EMBRAPA UVA E VINHO E ABPM.
Não foi citado na reportagem a importância do Departamento e a responsabilidade e competência indelegável regimentalmente no tocante a erradicação de pragas consideradas quarentenárias para o país, que é o caso da Cydia pomonella. Estou relatando minha indignação pela omissão tendo em vista os trabalhos técnicos conduzidos pela equipe do DSV para a erradicação da citada praga.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada