dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Em Pesquisa  
Nanotecnologia: laboratório da Embrapa se torna referência nacional
Inauguração do Módulo de Integração acontece na próxima segunda. Com o investimento, LNNA passa a integrar o SisNANO
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joana Silva, Embrapa Instrumentação
07/06/2013

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), ganha um reforço importante para o fortalecimento e avanço da pesquisa científica brasileira com a inauguração do Módulo de Integração, que ocorre nesta segunda-feira (10/06/2013), às 16h30. Com isso, o LNNA passa a integrar o SisNANO, sistema de laboratórios multiusuários direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O LNNA passa a ser um dos oito laboratórios estratégicos para o país. 

Integrar o SisNANO significa ter prioridade nas Políticas Públicas de apoio à infraestrutura de laboratórios e formação de recursos humanos altamente qualificados, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e associadas ao Plano Brasil Maior (PBM).

Nanocompósitos fertilizantes

O chefe-geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, destaca a importância dos órgãos de fomento – CNPq, Finep, Fapesp, Capes – na viabilização do laboratório e do trabalho em equipe com parceiros de empresas e universidades. “Assim, podemos avançar na fronteira do conhecimento e na geração de tecnologias que são fundamentais ao desenvolvimento do nosso país”, afirma.

Participam da solenidade de inauguração os diretores da Embrapa - de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Ladislau Martin Neto, e de Transferência de Tecnologia, Waldir Stumpf Júnior.

Com o Módulo de Integração, a estrutura física do LNNA foi ampliada em mais 1.150 metros quadrados, totalizando 2.300 metros quadrados. A construção do novo Módulo exigiu investimentos da ordem de R$ 3 milhões. Somado ao primeiro módulo do LNNA, inaugurado em 2009, o total investido até o momento para ampliar as pesquisas - inclusive em linhas transversais - é de R$ 13 milhões.

Temas como agroenergia, ressonância magnética, pós-colheita, espectroscopia avançada são algumas das áreas já contempladas na Embrapa Instrumentação e que, a partir de agora, passarão a empregar pioneiramente os conceitos de nanotecnologia. De acordo com coordenador da Rede de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio (RedeAgroNano), Caue Ribeiro, até o momento poucos institutos de pesquisa têm um foco multidisciplinar aplicando a nanotecnologia, como nesse caso. “Teremos condições de desenvolver mais pesquisas e dar uma resposta mais agressiva à transferência de tecnologia”, informa.

Entre as pesquisas que serão fortalecidas no LNNA estão: nanopartículas magnéticas funcionalizadas para recuperação de enzimas utilizadas no processo de obtenção do etanol celulósico; nanoestruturas para enriquecimento energético de biogases por filtragem e eliminação de água; uso de rotas enzimáticas desenvolvidas para obtenção do etanol celulósico e para produção de nanofibras de celulose; sensores para detecção de compostos nitrogenados no solo (controle da adubação); nanoestruturas para liberação controlada de fertilizantes e defensivos agrícolas; sensores para detecção de umidade no solo; sensores para detecção de contaminantes em corpos d'água e sistemas para degradação de pesticidas em estações de limpeza de aeronaves de pulverização.

Mesa-redonda
Antes da inauguração do Módulo de Integração do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio será realizado um debate, a partir das 14 horas, sobre políticas públicas e envolvimento empresarial em nanotecnologia. A mesa-redonda será coordenada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa, Ladislau Martin Neto.

Participam das discussões representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Embrapa Instrumentação.

O debate faz parte do VII Workshop de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio e III Escola de Nanotecnologia, que tem início com o debate na próxima segunda-feira, 10, e término no dia 13 de junho, na Embrapa Instrumentação.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nanotecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada