dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Pesquisa    
Embrapa disponibiliza documento sobre uso de animais de experimentação
Com foco em peixes e roedores, documento está disponível para download
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Meio Ambiente
30/08/2013

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) instituiu Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) em 5 de setembro de 2012, segundo orientação do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Consea) e Resolução Normativa n°1, que dispõe que qualquer instituição legalmente estabelecida, que crie ou utilize animais para ensino ou pesquisa científica, deve constituir uma Ceua regularizada no Concea.

E, em agosto de 2013, a pesquisadora Vera Castro, da Embrapa Meio Ambiente, publicou o documento “Uso de animais de experimentação e legislação correlata: orientações sobre estudos com peixes e roedores”, com acesso pelo link http://is.gd/rRGbch.

Conforme a pesquisadora, também responsável técnica dos biotérios, “a publicação foi feita com o intuito de reunir as informações existentes e facilitar os cuidados éticos dos animais e a destinação dos resíduos dos testes da Embrapa Meio Ambiente. O documento também tem o objetivo de apresentar aspectos relevantes da legislação que trata do uso de animais em experimentação, contendo orientações gerais, com ênfase para os estudos com peixes e roedores”.

“A pretensão não é esgotar o assunto ou apresentar uma revisão de material relacionado ao bioterismo, mas sim discutir questões mais recentes relacionadas à experimentação animal no que se refere a ética e bem-estar. Assim, o leitor terá uma visão global sobre o assunto, podendo procurar as fontes e a legislação citada para se aprofundar no assunto e aplicá-las ao seu caso específico”, explica a pesquisadora.

Historicamente, o modelo animal é uma ferramenta amplamente utilizada para a avaliação de toxicidade de uma substância. Entretanto, o uso de animais na pesquisa científica tem sido objeto de diversas discussões, principalmente em relação aos estudos que provocam sofrimento, estresse ou dor. Assim, esse assunto é alvo de debate bioético.

Conforme a publicação, o princípio dos 3 Rs (Reduction, Refinement, Replacement), propõe a redução do número de animais (reduction), o refinamento das técnicas visando evitar a dor e o sofrimento (refinement) e a substituição dos testes com animais por métodos alternativos (replacement). Além disso, também deve ser priorizada a utilização de técnicas menos invasivas, manejo dos animais somente por pessoas treinadas e procedimentos ou protocolos experimentais que minimizemr a dor e o estresse.

Vera enfatiza que cada instituição é responsável pela condução dos experimentos com animais de forma ética e, se houver alguma irregularidade, as CEUAs devem denunciá-las ao Concea.

Assim, devem realizar com rigor o monitoramento dos projetos de pesquisa com animais, pois a experimentação não pode ser dissociada da ética. Os animais utilizados devem ser tratados de forma que tenham alojamento e manejo adequados, não sofram estresse, dor ou sofrimentos desnecessários e tenham morte dentro dos princípios éticos aceitos e da legislação atual.

No caso de roedores, as condições de criação em laboratório e ambientais do biotério têm sido mais estudadas. Já no caso de experimentação envolvendo peixes, há lacunas de informações quanto à capacidade de sofrimento e bem-estar, sendo alvo de considerações crescentes, fazendo parte da legislação europeia de proteção.

Outros assuntos discutidos na publicação são os métodos recomendados para eutanásia - aqueles que produzem consistentemente uma morte humanitária, os resíduos gerados e as carcaças dos animais-teste, que deverão ser classificados de acordo com o experimento conduzido. A pesquisadora lembra que a legislação deverá ser consultada caso a caso.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada