dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar          
Comercial ou doméstica, criação de codornas requer cuidados
Produção de ovos de codorna precisa observar critérios técnicos para ser boa opção de complementação da renda na Agricultura Familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EBDA
11/09/2013

Na criação de codornas para produção de ovos, o agricultor deve ficar atento às espécies adequadas como também à necessidade da realização de algumas práticas de manejo de produção, nutrição e reprodução, determinantes para o potencial produtivo das aves. O agricultor familiar que possui criação de codornas ou deseja ingressar nesse mercado, pode contar com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura.

Na produção, fatores como programa de luz, alimentação, sanidade e ambiência são importantes para o desenvolvimento das aves e, consequentemente, para uma boa taxa de postura. De acordo com o médico veterinário da EBDA, Genival Magalhães, as instalações de criação são muito importantes e variam com o tipo de criação – comercial ou doméstica. “Para a comercial, os galpões abertos são mais econômicos, quando instalados em regiões de alta temperatura, mas se tem que controlar a incidência de sol, vento e chuvas”, explica o veterinário, que continua: “já as gaiolas, podem ser usadas em diversas fases de criação doméstica, e nos dois casos, observar-se a instalação de bebedouros e comedouros, de forma apropriada”.

Segundo o veterinário, atualmente, as espécies mais indicadas são as japonesa, européia e americana, que se diferenciam em tamanho, peso, precocidade no amadurecimento sexual, cor dos ovos, entre outros detalhes importantes para cada finalidade de criação. Quanto a alimentação das aves, a recomendação básica é a utilização de uma das muitas rações encontradas em mercados especializados.

Falando da sanidade dos animais, Magalhães diz que o agricultor, no seu dia a dia, pode se deparar, durante o manejo dos animais, com dois tipos de doenças: a newcastle (patologia altamente contagiosa que afeta aves, e pode levar a grandes perdas econômicas) e a coriza (doença respiratória aguda). “O maior e mais correto controle dessas doenças são a prevenção, com a vacinação das aves, e a higiene e limpeza regular e cuidadosa do criatório”, conta o veterinário.

Na Bahia, a criação de codornas (coturnicultura) tem apresentado um crescimento bastante acentuado nos últimos tempos. Os principais fatores que contribuem para este desenvolvimento são: o sabor exótico de sua carne, responsável por iguarias finas e sofisticadas, e o baixo custo para implantar uma pequena criação, que pode se tornar uma fonte de renda complementar dos agricultores familiares. Outro fator analisado é o técnico-econômico, que torna a cultura ainda mais atrativa, já que as aves atingem rapidamente a idade de postura.

“Com essas vantagens, é aconselhável procurar sempre um profissional da área, e os escritórios da EBDA, na região do criatório, onde o agricultor terá acesso a orientações adequadas para uma melhor qualidade da sua produção”, complementa Magalhães.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Avicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada