dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    

Adquirir e compartilhar conhecimentos são alguns dos principais objetivos de quem participa da Semana do Fazendeiro. Todos os anos centenas de produtores, trabalhadores rurais, pesquisadores, estudantes e demais interessados pelo trabalho no campo têm acesso a cursos, oficinas, circuitos e muitos outros espaços de troca de informações, procurando ampliar o conhecimento que já possuem para aplicá-lo em seu trabalho diário. Dentre as muitas opções do evento estão as clínicas tecnológicas, oferecidas pela 14ª vez este ano. São consultorias coletivas, com turmas de até 12 pessoas, nas quais o participante pode tirar dúvidas com um consultor especialista no assunto que lhe interessar.
 
Nesta edição, cerca de 480 pessoas são esperadas para as 43 clínicas programadas. Dentre as mais procuradas está a de criação de galinhas caipiras, coordenada pelo zootecnista Mauro Godoi, do Departamento de Zootecnia da UFV. Para ele, que já participa há oito anos da clínica, a importância da consultoria está em ajudar os pequenos produtores a melhorar ou implementar a criação de galinhas caipiras e aumentar a renda. Segundo ele, além de ensinar, também tem aprendido muito com os produtores. “Na realidade, a gente aprende mais do que ensina. Eu não sabia nada sobre orgânicos, por exemplo. Hoje, eu tenho um conhecimento vasto, que adquiri trocando conhecimento com os produtores que mexem com criação orgânica e participam da clínica”, conta.
 
Os produtores têm vindo de longe para aprender mais sobre suas criações. Ozires Alves Cortes veio de Luiziânia (GO). Ele é produtor de galinhas caipiras há 10 anos e, apesar de esta ser sua primeira vez na Semana do Fazendeiro, já participou de vários cursos sobre o assunto. Começou sua produção com apenas 10 galinhas; hoje são 300 matrizes. Mas ele pretende aumentar este número. Para isso, acredita que o conhecimento adquirido nas clínicas será muito importante. Ele gostou tanto que planeja voltar no ano que vem.
 
As clínicas tecnológicas são coordenadas pelo UFV-Tec/Divisão de Extensão da UFV e serão oferecidas até esta quinta-feira (19). Para os inscritos na Semana do Fazendeiro, a participação é gratuita. Os não inscritos podem participar mediante o pagamento de uma taxa de R$20,00. As inscrições são realizadas na secretaria da Semana do Fazendeiro, na entrada do Centro de Vivência.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada