dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Nematoides: sucesso no convívio depende das escolhas do produtor
Evento destaca necessidade de que o produtor faça coleta correta das amostras para a identificação de cada espécie de nematóide
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Julianne Caju, Fundação MT
03/09/2014

O produtor que deseja reduzir as perdas com os nematoides deve escolher muito bem as plantas da entressafra. Quem afirma é Rosangela Silva, pesquisadora de Nematologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Mato Grosso, Fundação MT. “O agricultor deve fazer o monitoramento das lavouras para a identificação das áreas onde há presença dos nematoides. Também é preciso que se faça coleta correta das amostras, para a identificação de cada espécie. De posse dessas informações o produtor poderá fazer as melhores escolhas visando maiores reduções das populações dos nematoides e por consequência as perdas na safra subsequente”.

Os nematoides fazem parte da realidade no campo de muito produtores há vários anos, porém é possível vencer a batalha contra eles, conforme Rosangela destaca, “mantendo-os abaixo do nível de dano econômico, conhecendo a propriedade e estabelecendo as melhores técnicas de manejo”.

Estas informações e muitas outras estão sendo repassadas durante o ciclo de palestras do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar 2013, realizado pela Fundação MT e parceiros. Os eventos estão sendo realizados desde o dia 18 de novembro e seguem até o dia 06 de dezembro passando por 18 municípios de Mato Grosso e 2 de Goiás. Os assuntos abordados são: Ferrugem Asiática, tecnologia de aplicação, pragas e os nematoides. Eles são estratégicos para essa época do ano safra.

“Nessa época, as áreas de soja estão estabelecidas e os reflexos da presença ou ausência dos nematoides estarão ocorrendo. Se o agricultor tinha os fitopatógenos nas áreas e nada fez, as perdas estão ocorrendo, portanto o momento de se programar e melhorar para a próxima safra é esse”, conclui Rosangela.

Evento
Quase mil pessoas participaram da I etapa do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar que tem o propósito de orientar a classe produtora sobre os cuidados com a lavoura de soja. Onze cidades das regiões do Parecis, Médio-Norte e Norte de Mato Grosso receberam a equipe técnica do evento.

A Helicoverpa armigera foi um dos assuntos mais discutidos por pesquisadores e produtores. A lagarta está sendo um dos principais desafios nesta safra. No evento os participantes puderam saber mais sobre incidência e controle da praga.

A segunda etapa do ciclo de palestras será realizado de 02 a 06 de dezembro em sete municípios mato-grossenses e dois goianos. As inscrições para participar podem ser feitas gratuitamente no local do evento. Mais informações no site da Fundação MT.

Reportagem originalmente publicada em 27/11/2013

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nematóides
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada