dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Para Download    
Embrapa lança publicação sobre suas variedades de mandioca
Proposta do inventário de variedades de mandioca é responder a questões básicas da atividade
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
23/12/2013

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) acaba de lançar a Circular Técnica “Inventário de variedades de mandioca lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura no período de 1996 a 2009”.

O trabalho é uma atividade vinculada ao projeto “Impacto da Pesquisa Participativa do Melhoramento Genético da Mandioca no Bioma Caatinga”, liderado pelo pesquisador Clóvis Oliveira de Almeida. “O projeto tem o propósito de responder a quatro questões básicas: Onde e em quantos municípios as variedades melhoradas foram adotadas? Qual é a importância das variedades melhoradas em relação às locais? Qual é a velocidade de adoção e de difusão das variedades? Quais são os fatores determinantes da adoção (e da não adoção) das novas variedades? Com base nas respostas, serão selecionados os locais e as variedades para avaliação de impactos ambiental, social e econômico”, explica Almeida, um dos autores do trabalho junto com a analista Jacqueline Camolese de Araújo.

O levantamento das variedades lançadas teve início com consulta às bases de dados e entrevistas com pesquisadores que realizaram trabalhos de pesquisa participativa com mandioca. As principais bases de dados utilizadas foram os fôlderes com as variedades lançadas pela Unidade, em que se detalham o local de pesquisa e a região apropriada para a variedade. A publicação “Memórias formosas: a trajetória de uma variedade de mandioca da seleção à avaliação de impactos”, lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em 2010, também foi importante para o levantamento das informações. A nova publicação pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada