dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agroecologia          
Produção de hortaliças em transição agroecológica
No DF, existem aproximadamente mil agricultores inseridos nesse processo, em áreas entre 04 e 10 hectares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Hortaliças
12/02/2014

O caminho a ser percorrido pelo projeto Integração de Práticas de Manejo e Diversificação Animal e Vegetal em Unidades de Produção de Hortaliças em Transição Agroecológica no Distrito Federal é constituído por largas trilhas onde os primeiros passos já começaram a ser dados. Na semana passada, a apresentação/discussão das estratégias de ações relacionadas ao projeto reuniu na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) integrantes da equipe multidisciplinar constituída por pesquisadores da Unidade, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e da Embrapa Cerrados (Brasília, DF), e por representantes de instituições parceiras como Emater-DF, Sindiorgânicos, Sebrae-DF e Mercado Orgânico.

Apresentado pela Embrapa Hortaliças ao Portfólio Sistemas de Produção de Base Ecológica, atendendo à Chamada 01/2013, e aprovado pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG), o projeto surgiu da articulação entre várias Unidades Descentralizadas e da Emater-DF, que pela sua capilaridade acompanha alguns dos processos de transição agroecológica desenvolvidos por produtores de hortaliças da região. “Hoje, temos aproximadamente mil agricultores inseridos nesse processo, em áreas entre 04 e 10 hectares”, informa a pesquisadora Mariane Vidal, para quem a reunião representou “o pontapé inicial do projeto”, ao definir a montagem do diagnóstico e a sistematização das informações sobre esses agricultores no DF.

Segundo ela, a partir dessas definições serão selecionadas seis propriedades em transição agroecológica no DF e nas quais serão desenvolvidas as atividades de pesquisa, dentro dos três eixos principais do projeto: o manejo fitossanitário, a integração da produção de hortaliças com a produção animal e o manejo de hortaliças. “Essa primeira fase implica no diagnóstico, construído após as visitas a essas propriedades para conhecimento da realidade, e a expectativa é de que em seis meses já possamos ter respostas”.

Aifa e Planapo
2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIFA). O tema instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) vai ao encontro da dinâmica inserida nas linhas do projeto, partindo-se do pressuposto de que a base maior da transição ecológica encontra-se na unidade familiar.

Para Mariane, tanto a escolha da FAO como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), lançado pelo governo federal em outubro de 2013, são elementos fundamentais, “por conta do alinhamento que o projeto tem com a agricultura familiar e pela importância que as hortaliças apresentam nesse setor”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada