dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Grupo de Trabalho para desenvolver a cajucultura na Bahia
Uma das principais frentes é o controle de doenças fúngicas como oídio, responsável pela redução em até 80% a produção de caju no estado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EBDA
26/02/2014

Com a finalidade de elevar a produtividade e a melhoria da qualidade da cajucultura na Bahia, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) participa de um Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de um projeto voltado para o desenvolvimento da cultura. Essa ação, que é uma iniciativa da Casa Civil, em conjunto com a EBDA, Seagri, Fundação Banco do Brasil, Suaf, Adab, Embrapa e Coopercaju, é focada na propriedade familiar.

Segundo o engenheiro agrônomo e técnico em Desenvolvimento Rural da EBDA, Nilton Caldas, uma das principais ações visualizadas no projeto, é o controle de doenças fúngicas, a exemplo do oídio (oidium anacardii), responsável por reduzir em 80% a produção de caju na Bahia, como ocorrido na safra 2013/2014. “Estamos promovendo uma série de reuniões para definir medidas de controle sustentáveis para a doença, e a EBDA participa diretamente da elaboração do conteúdo do projeto, pois trabalha há mais de 20 anos com a cajucultura, sendo referência no Estado”, destaca Caldas.

O técnico informa que, durante as reuniões, estão sendo apresentadas as ações da EBDA voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do caju, e entre elas destaca os trabalhos de pesquisa com a cultura, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prestada aos cajucultores do Estado, a produção de mudas e de novos materiais genéticos, as capacitações dos agricultores, implantação de novas áreas e substituição de copas – técnica que consiste na substituição da parte aérea das plantas -, por clones de alta produção e porte reduzido, através do processo de enxertia.

Para discussão das atividades sobre o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Caju está previsto um seminário, coordenado pela equipe do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território Semiárido Nordeste II, (Centrenor/EBDA), localizado em Ribeira do Pombal, no dia 30 de abril.

Situação da cajucultura
O engenheiro agrônomo, pesquisador e chefe do Centrenor, José Augusto Garcia, relata que a última grande seca que ocorreu no estado prejudicou a cultura do caju, causando a mortalidade de plantas, estimada em 15%, tanto do cajueiro comum, quanto do cajueiro anão precoce.

Ele também explica que o modo de produção baseado no sistema de semi-extrativista não recebe tratos culturais adequados, tais como: correção e adubação do solo, podas sanitárias e de formação das plantas, e controle de pragas e doenças. “Em função desse cenário, o programa beneficiará os agricultores, sobretudo, estimulando a produção de caju e geração de emprego e renda para a família, promovendo mudanças na realidade do agricultor”, expõe Garcia.

O programa, ainda embrionário, vai definir metas e diretrizes do projeto, antes da sua consolidação. A previsão da conclusão é para o mês de maio deste ano, bem como a sua efetivação.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
saba nbaly kaque
24/03/2014 - 10:28
estou muito preocupado sobre doença que taca acultura de caju. Quer saber como se trata esta doença aqui há muito frequento. com voce tens muito expriencia sobre este assunto.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada