dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Em Pesquisa      
Biogás: pesquisa busca uniformizar conhecimento já adquirido
Organização do conhecimento permitirá que instituições de pesquisa apontem soluções mais completas para os desafios existentes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lucas Scherer Cardoso, Embrapa Suínos e Aves
07/03/2014

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC) vem liderando um esforço de harmonização das metodologias utilizadas por instituições de pesquisa no País para estudar a geração de biogás. Por meio da Rede BiogásFert e do Laboratório de Estudos em Biogás, em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogás-ER), a Embrapa realizará, durante 2014, duas rodadas do Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia. A iniciativa reunirá profissionais de 18 laboratórios espalhados pelo Brasil que desenvolvem pesquisas sobre biogás. A confirmação de presença no Interlaboratorial deve ser feita até 10 de março.

De acordo com o pesquisador Aírton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, o Interlaboratorial deverá produzir como um de seus principais resultados a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás. “Assim, será possível entender o que já fizemos nesta área no Brasil, uniformizar o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparar nossos dados com bases científicas internacionais”, explicou Aírton. Na prática, essa organização do conhecimento permitirá no futuro que as instituições de pesquisa nacionais apontem soluções mais completas para os desafios existentes ao uso do biogás no país.

O Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia pretende também melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvam atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.

A participação no Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia é voluntária e sem custos para os laboratórios convidados. A confirmação de participação deve ser enviada à Embrapa Suínos e Aves até dia 10 de março com o formulário “Cadastro para interlaboratorial (BiogasFert)” para o e-mail ricardo.steinmetz@embrapa.br ou pelo fax (49) 3441-0497.

Num primeiro momento, a harmonização de metodologias será feita por meio do intercâmbio de amostras, que serão enviadas pelos laboratórios que aceitarem o convite. As amostras serão coletadas na primeira rodada entre abril e junho e na segunda rodada entre setembro e novembro. Posteriormente, a Embrapa pretende organizar um evento para apresentar os resultados das duas rodadas de intercâmbio de amostras, consolidando a aplicação de metodologias para cada situação.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bioenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada