dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Irrigação      
Empresa planeja difundir gotejamento enterrado no mercado brasileiro
Como o sistema desenvolvido pela Netafim Brasil, cafeicultor pode utilizar seu maquinário sem o receio de danificar os tubogotejadores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Alfapress
17/03/2014

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em consumo, fica atrás apenas dos Estados Unidos. A previsão para a produção em 2014 é de 200 milhões de toneladas, crescimento de mais de 50% nos últimos oito anos. Deste total, 10% utilizam técnicas variadas de irrigação, seja por aspersão, seja localizada, e são responsáveis por produção de 25% da produção nacional de café. E a tendência é de que este número aumente exponencialmente, para atender à expectativa do crescimento da população que pode chegar a mais de 9 bilhões de pessoas em 2050.

Desde a década de 90, quando foram implantados os primeiros projetos de gotejamento, que, atualmente, é a técnica agrícola mais implantada, grandes avanços ocorreram, com destaque para a técnica de gotejamento subterrâneo desenvolvido pela Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento. Entre as vantagens deste novo sistema em relação ao convencional está a flexibilidade do uso do maquinário agrícola.

“Como o sistema está enterrado no solo, o cafeicultor pode utilizar seu maquinário sem o receio de danificar os tubogotejadores”, explica Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim Brasil. Dentre outras vantagens, o sistema dificulta a germinação de plantas daninhas, uma vez que a superfície do solo se mantém seca; apresenta maior disponibilidade de nutrientes, aumentando a eficiência na absorção dos mesmos, pelo fato do ponto de emissão estar mais próximo da raiz; e reduz perdas por evaporação de água no solo.

Com foco na inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da produção em culturas de café, a Netafim estipulou uma meta agressiva de 100% de crescimento. Por isso, estará presente na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé) 2014, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de março, em Araguari (MG). A feira compreende três grandes eventos: o XIX Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado; XVII Feira de Irrigação em Café do Brasil; e o XVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada