dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Pesquisa      
Pesquisas revelam que mudanças climáticas podem afetar crescimento do tambaqui
Os estudos são preliminares e os resultados já fazem parte dos dados gerados pelo microcosmos, salas que simulam as mudanças climáticas conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luciete Pedrosa, Inpa
25/03/2014

Durante a abertura do V Workshop INCT Adapta, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o coordenador do projeto Adapta e diretor do Inpa, Adalberto Val, afirmou que estudos preliminares apontam que as mudanças climáticas afetam o tamanho do tambaqui. De acordo com ele, os experimentos feitos no microcosmos apontam para um retardamento do crescimento de uma das espécies de peixe de maior potencial econômico da Região Amazônica.

“De uma maneira geral, o que observamos é que cenários mais drásticos dos microcosmos causam mudanças muito expressivas na biologia dos organismos, não só do ponto de vista da adaptabilidade do ambiente, mas com reflexos significativos de importância para o homem”, disse.

As salas do microcosmos fazem parte da estrutura do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Inpa, e simulam as mudanças climáticas conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). “Há uma série de ações desse tipo que precisam ser estudas. Estas são observações iniciais e que precisam ser avaliadas mais profundamente”, relatou Val.

Evento
O V Workshop INCT Adapta tem como objetivo apresentar os avanços e resultados obtidos em diversas pesquisas ao longo do desenvolvimento do projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia. O evento, que tem como tema “Novos paradigmas científicos e mudanças climáticas globais”, se estenderá até a próxima quinta-feira (27).

Além de Adalberto Val, participaram da abertura do workshop o coordenador de Apoio à Parcerias Institucionais do CNPq, Alcebíades Francisco de Oliveira Júnior, o diretor-substituto do Inpa, Estevão Vicente Monteiro de Paula, e a coordenadora de Pesquisas do Inpa, Hilândia Brandão da Cunha.

Para este workshop foram convidados líderes de outros nove INCTs a fim de formar uma rede colaborativa. “O Brasil tem que liderar a agenda internacional na questão da biodiversidade aquática”, ressaltou o diretor do Inpa.

Adapta
O INCT Adapta tem como laboratório-sede o Inpa em Manaus (AM) e conta com colaboradores em diferentes estados do Brasil, além de laboratórios parceiros na América do Norte, países amazônicos, Europa e Austrália. O objetivo geral do projeto é gerar informações científicas que suportem políticas públicas, novos produtos e processos em benefício do homem a partir da capacidade dos microrganismos aquáticos da Amazônia aos ambientes naturais e aos organismos modificados.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada