dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
     
Broca-gigante da bananeira: desafio para a cultura da banana no Acre
Inseto, que também ocorre em Rondônia, é uma temível praga para a cultura da cana-de-açúcar nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, além de atacar fruteiras e até pastagens
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rodrigo Souza Santos
28/03/2014

No Acre, a cultura da banana tem papel expressivo na produção agrícola, podendo ser plantada em monocultivo ou em sistemas agroflorestais. O consumo de banana no Acre supera o de muitos alimentos, sendo aproveitada integralmente. Entretanto, a agricultura praticada é de baixa escala e de subsistência para consumo próprio e venda em mercados locais e os problemas causados por pragas e doenças constituem a maior ameaça para a cultura, principalmente pela suscetibilidade das variedades comumente plantadas e amplamente aceitas no estado. Atualmente, as principais doença e praga dessa cultura no estado são a sigatoka-negra e a broca-gigante  respectivamente, segundo dados levantados por estudos focais e depoimentos de produtores e técnicos da área, em especial atacando a variedade D’Angola, que no Estado do Acre é chamada de banana comprida.

Os adultos desse inseto são borboletas com cerca de 3,5 centímetros de comprimento e 9 centímetros de envergadura (de uma extremidade da asa a outra). As borboletas colocam seus ovos entre as folhas e o talo das plantas. Após 7 a 14 dias as lagartas eclodem e penetram no pseudocaule da bananeira, fabricando galerias que, em muitos casos, podem derrubar a planta, além de prejudicar a produção dos frutos.

Os estudos para broca-gigante, (Telchin licus) (Lepidoptera: Castniidae), em bananeira ainda são incipientes e poucos resultados são encontrados. Essa praga foi relatada em 2012, pelo pesquisador da Embrapa Acre, Murilo Fazolin, em um documento retratando as principais pragas das culturas de importância econômica para o Estado do Acre.

Desde então, a broca-gigante da bananeira é comumente relatada por produtores acrianos, causando prejuízos econômicos em banana comprida a qual, especula-se, seja a sua cultivar preferida, segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, José Nilton Medeiros Costa. Em estudos focais realizados na Embrapa Acre no ano de 2012, com o intuito de prospectar as demandas para pesquisa e transferência de tecnologia, a broca-gigante figurou entre as principais pragas da bananeira, sendo classificada como objeto prioritário de estudos, a fim de que sejam validadas tecnologias ou métodos de controle desse inseto-praga. Ressalta-se que nos estudos focais foram ouvidos produtores rurais, representantes de agências de extensão rural do estado e de setores produtivos relacionados à fruticultura.

Esse inseto, que também ocorre em Rondônia, infestando cultivares de banana do grupo “terra”, é uma temível praga para a cultura da cana-de-açúcar nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, além de atacar fruteiras como o abacaxi, bananas ornamentais e alguns tipos de pastagens.

Para o controle dessa praga já foram utilizados os métodos químico, mecânico-cultural, biológico, feromônio sexual das fêmeas e de resistência de plantas, sem grande sucesso. Apenas a catação manual de lagartas e pupas por meio de “enxadeco” e a captura de adultos com rede entomológica demonstraram bons resultados, porém com alto custo operacional. A cana-de-açúcar é a planta com maior número de estudos para o controle desse inseto e, na literatura, ainda não há registros de métodos eficientes de controle em bananeira.

Nesse sentido, a Embrapa Acre, juntamente com a Embrapa Rondônia, Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Jaboticabal, SP e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Piracicaba, SP estão  articulando um projeto de pesquisa em conjunto, buscando determinar a dinâmica populacional da praga, bem como métodos eficientes para o seu controle. Além disso, as informações geradas pelo projeto servirão de base para formulação das políticas públicas destinadas a esse setor, visando manter a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio da bananicultura no Acre.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
tecnico agricola galvao
28/01/2015 - 19:34
verdade, no acre, ja presenciei um caso em porto acre, a broca gigante so ataca a bananeira comprida, vamos fazer alguns teste agroecologicos de outras culturas, como tambem produtos a base de casimpicum, a fim de ter alguns resultado, porque a praga e porque a praga e avassaladora.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Pragas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada