dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Irrigação    
Projeto da Embrapa recebe Prêmio Mandacaru
Trabalho aborda sistemas produtivos com irrigação de baixo custo e com uso eficiente de água para agricultores de base familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
28/03/2014

Um projeto de pesquisa da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um dos ganhadores do Prêmio Mandacaru II, organizado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs) e pela Agência Espanhola de Cooperação (Aecid) com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Inscrito na categoria “Pesquisa aplicada: instituições de pesquisa”, o trabalho "Sistemas produtivos com irrigação de baixo custo e com uso eficiente de água para agricultores de base familiar, em assentamentos do semiárido" é liderado pelo pesquisador Eugênio Coelho, doutor em engenharia de irrigação. A premiação consiste em concessão de certificado e apoio financeiro de R$ 150 mil, para serem utilizados no próprio projeto. Ildos Parizotto, analista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia e um dos integrantes do projeto, será o representante da equipe na entrega da premiação, nesta sexta-feira, dia 28, em Brasília, DF, na sede do Iabs.

“Em tempo de escassez de recursos financeiros, este prêmio será investido em prol das experiências que estão em campo nos municípios de Barra e Marcionílio Souza, no semiárido baiano, mas também vai ampliar a transferência de tecnologia e de conhecimentos para mais agricultores que estão em situação de insegurança alimentar. Dessa foram, eles terão a possibilidade de produzir no período sem chuvas”, explica Ildos.

Recursos
No município de Barra, os recursos devem ser utilizados para atender a três grupos de agricultores, organizados em associações, com Unidades de Observação (UOs) irrigadas com sistemas convencional, orgânico e Sistema Agroflorestal (SAF), que combina espécies arbóreas lenhosas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos alimentares de ciclo curto. Haverá a inclusão de um novo Projeto de Assentamento onde será instalada uma UO com fruteiras, mandioca ou horta, conforme resultado da aplicação de ferramentas de Diagnóstico Rápido Participativo. Estão planejadas atividades de treinamento em sistemas de irrigação, plantios de fruteiras e produção de hortícolas – este último com especialista da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) – além da melhoria nos sistemas de irrigação (adequações, ajustes ou manutenção).

Em Marcionílio Souza, o Projeto de Assentamento do Caxá deve receber uma UO com fruteiras e hortícolas e duas cisternas de enxurrada (captação de água de chuva para pequena produção).

Reconhecimento
Segundo Eugênio, foi a primeira vez que os membros da equipe participaram de um concurso. “Os resultados apresentados para o prêmio são os esforços de todos os membros da equipe. A importância de ganhar o Mandacaru é o reconhecimento de entidades externas a esses resultados”.

O chefe geral Domingo Haroldo Reinhardt, que encorajou pessoalmente a equipe a participar do concurso, comemorou o resultado. “Além de significar o reconhecimento do grande mérito do trabalho realizado até o momento, o prêmio obtido é também um estímulo especial e não apenas financeiro, que é sempre bem-vindo para dar continuidade e, se possível, maior amplitude ao projeto”, afirma.

A comissão julgadora do concurso foi composta por representantes de 12 instituições com atuação no semiárido: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundação Banco do Brasil, Articulação do Semiárido, Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema, Rede Gente de Segurança Alimentar e Nutricional, Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Universidade Federal do Cariri, Ministério da Integração Nacional, Instituto de Tecnologia Social e Secretaria do Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada