dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Feijão rico em proteína e mais durável
Pesquisa em MT avalia cultivares com maiores teores de sais minerais e durabilidade no armazenamento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rosana Persona, Empaer
01/04/2014

Com objetivo de revitalizar o cultivo do feijoeiro-comum pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) avaliam 80 linhagens de feijoeiro em 12 municípios do estado. A pesquisa vai acompanhar o desenvolvimento de cultivares que apresentem retardamento no escurecimento dos grãos do feijão Carioca, maior durabilidade no armazenamento e linhagens ricas em sais minerais como ferro (Fe) e zinco (Zn), ideais para o consumo humano e para atender a merenda escolar.

O pesquisador da Empaer Valter Martins de Almeida fala que durante o período de armazenamento dos grãos ocorrem alterações químicas que modificam a coloração do feijão rapidamente, ocasionando depreciação no valor culinário e econômico. Grãos escuros são associados com grãos velhos e com prolongado tempo de cozimento, sendo rejeitados pelos consumidores. Por esses motivos, atualmente o período de estocagem do feijão é muito baixo, o que obriga o produtor a comercializar seu produto rapidamente, independentemente dos preços ofertados.

O feijão também é rico em proteína. A deficiência de ferro provoca no indivíduo anemia, e a falta de zinco causa perda de apetite e intolerância à glicose. “Uma das formas de combater essas carências é identificar linhagens de feijoeiro que possuem altos teores desses minerais nos grãos e, dessa forma, seria disponibilizada esses feijões para o consumidor”, relata Valter.

O trabalho busca cultivares de feijão Carioca com baixo tempo de cocção após o armazenamento. Segundo Martins, encontrar uma variedade assim trará vantagens para o agricultor no armazenamento dos grãos por um período maior e flexibilidade para aguardar melhores preços na comercialização. “Estamos pesquisando linhagens com qualidade visual dos grãos e durabilidade de até 90 dias”, explica o pesquisador.

O projeto de pesquisa é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em busca de cultivares e ajustes técnicos relacionados às praticas agrícolas, ajustadas às condições locais para um melhor desempenho quantitativo e qualitativo do feijão. Serão realizados trabalhos de campo nos seguintes municípios: Colniza, Aripuanã, Juina, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Barra do Bugres, Acorizal, Cáceres, Campo Verde e Rondonópolis.

O pesquisador destaca que Mato Grosso está classificado em terceiro lugar na produção de feijão (comum + caupi) no Brasil, com uma área aproximada de 212 mil hectares e produção de 287.000 toneladas (Conab, 2013). Para a safra 2014/2015, a previsão é aumentar a área em 30% devido aos bons preços alcançados, em até R$ 240,00 a saca de feijão Carioca.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada