dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal          
Aplicativo gratuito controla do uso de agrotóxicos
Software oferece ao produtor vários parâmetros úteis para a tomada de decisão na calibração
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin e Eliana Lima, Embrapa Meio Ambiente, e Nadir Rodrigues, Embrapa Informática Agropecuária
27/01/2015

Pelo tablet ou celular, os agricultores brasileiros vão poder controlar a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está desenvolvendo um aplicativo do sistema Gotas para uso em dispositivos móveis, visando facilitar o trabalho no campo.

O Gotas é um programa de computador que auxilia a calibrar a deposição de pulverizações dos produtos fitossanitários, para que seja mais eficiente, evitando o desperdício. Já disponível numa versão para computadores, que pode ser baixada pela internet, o Gotas agora terá uma versão mobile que será lançada durante o Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que ocorre de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o Gotas é de acesso gratuito. As duas versões vão ficar disponíveis na Rede AgroLivre, no endereço. Além dos programas, os produtores também terão acesso a um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software.

“O Gotas foi desenvolvido para auxiliar os agricultores a obterem os parâmetros adequados de deposição de agrotóxicos nos alvos desejados”, explica o pesquisador Aldemir Chaim da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), um dos idealizadores da ferramenta. A tecnologia é recomendada como uma das ações para o controle da Helicoverpa armigera, praga que vem causando sérios prejuízos à agricultura brasileira.

A calibração de deposição de gotas de pulverização é importante tanto para a aplicação de produtos químicos como para produtos biológicos. Ela deve ser realizada nos locais das plantas onde a praga se localiza e no estádio inicial do seu desenvolvimento, ou seja, no alvo biológico, orienta Chaim. O objetivo é fazer com que uma quantidade mínima do produto aplicado atinja o alvo no local da planta, onde o inseto se alimenta.

Processamento automático
Os agricultores devem distribuir amostras de cartões sensíveis à água, que são comercializados em cooperativas agrícolas, nos alvos da pulverização, ou seja, onde a praga se encontra, e depois disso, realizar uma pulverização com água apenas. Depois da pulverização, os cartões marcadores devem ser retirados das plantas e podem ser fotografados pelo tablet ou celular para processamento automático das imagens e a análise das informações.

O software oferece ao produtor vários parâmetros úteis para a tomada de decisão na calibração, como número total de gotas da amostra, Diâmetro Mediano Volumétrico (D50%), volume de calda que atingiu a amostra em litros por hectare, densidade de gotas (número de gotas/cm²), uniformidade de gotas (dispersão dos tamanhos) e porcentagem de cobertura.

Entre as várias funcionalidades do programa, destacam-se: aquisição de imagem por fotografia, com autofoco e resolução automatizada de 600 dpi, ferramenta para recortar determinada área da amostra selecionada e eliminação automática de manchas muito grandes que não são consideradas como gotas, pois provavelmente houve escorrimento de calda de folhas ou outro tipo de respingo.

“Com esses resultados, o produtor será capaz de fazer uma aplicação mais adequada, obtendo melhor cobertura e desempenho”, afirma João Camargo Neto, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, que também desenvolveu o sistema. “A principal vantagem do aplicativo é que essa atividade poderá ser feita no campo, ou seja, não é preciso mais levar os cartões para digitalizar no escritório”, complementa.

Reportagem originalmente publicada em 02/04/2014

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada