dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem    
Cultivo e processamento de mandioca são abordados em curso da Embrapa
Visitantes vão conhecer os campos experimentais e o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Mandioca, o maior do país e o segundo maior da América Latina
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
02/04/2014

Profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater), consultores e empresários da cadeia produtiva da mandioca podem se inscrever para participar, de 7 a 11 de abril, do Curso sobre Cultivo e Processamento da Mandioca, que vai acontecer na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA).

O treinamento é coordenado pelos pesquisadores Joselito da Silva Motta e Carlos Estevão Leite Cardoso, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, e Saulo Alves Santos de Oliveira, líder da Equipe Técnica de Mandioca, e visa dar uma visão geral sobre diversos aspectos da cadeia produtiva da mandioca no Brasil. A raiz, originária da América do Sul, é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo. A produção brasileira de mandioca em 2012 foi de 23.044.557 toneladas, segundo dados do IBGE.

As aulas vão abordar, por exemplo, o manejo e a conservação do solo, a identificação e o manejo de doenças e o manejo integrado de pragas. Quanto aos sistemas de produção, serão destacados os da agricultura familiar, os sistemas tradicionais de cultivo, a produção integrada, o plantio direto e os sistemas industriais.

Os participantes vão também conhecer detalhes do projeto “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” (Reniva), voltado para o fortalecimento da cadeia produtiva a partir da seleção de manivas (mudas) de alta qualidade que serão multiplicadas e repassadas aos produtores.

Visitas
A programação terá um forte componente prático. Na Embrapa, os visitantes vão conhecer os campos experimentais e o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Mandioca, o maior do país e o segundo maior da América Latina, que reúne 1271 acessos provenientes de vários ecossistemas. “Nosso BAG constitui a base genética dos programas de melhoramento de mandioca para o Brasil e para outros países da América Latina e da África que têm condições ambientais similares”, explica Cardoso, supervisor do STT.

As visitas técnicas a parceiros da Embrapa na área de transferência de tecnologia também têm destaque na programação. Haverá viagens para conhecer a Casa Familiar Rural e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), ambos em Tancredo Neves, e a Cooperativa de Produtores de Mandioca (Coopamido), localizada em Laje. Nas duas cooperativas, são conduzidos experimentos com variedades geradas pelo programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa que são acompanhadas pelos produtores cooperados.

Em Cruz das Almas, o grupo vai visitar uma unidade de produção de beijus no distrito de Cadete e o mercado municipal de farinha e derivados de mandioca. No município vizinho de Sapeaçu, será visto, na prática, o uso da manipueira na alimentação animal, em particular, do gado leiteiro.

Serviço
Evento: Curso sobre Cultivo e Processamento de Mandioca
Período: 7 a 11 de abril
Local: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)
Número de vagas: 30
Público-alvo: profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater), consultores e empresários.
Valor da inscrição: R$ 200,00 (duzentos reais)
Informações: telefone (75) 3312-8077, e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br e para ver a programação, clique aqui. Já as inscrições podem ser feitas através deste link.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada