dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Fertilidade        
Abertas as inscrições pro Congresso Mundial de Fertilizantes
Evento acontece no Rio de Janeiro, entre 20 e 24 de outubro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Solos
03/04/2014

O Rio de Janeiro vai sediar, entre 20 e 24 de outubro de 2014, o XVI Congresso Mundial de Fertilizantes, um dos principais fóruns mundiais sobre o assunto. O fato do Brasil importar 70% dos fertilizantes que usa traz ainda mais atenção para o assunto. O evento terá como tema principal a utilização de fertilizantes nos trópicos. Será a primeira vez que este Congresso acontece no Brasil.

O uso eficiente de fertilizantes nos trópicos é um assunto importante, alvo de muito debate na comunidade científica. "Na agricultura tropical, o efeito residual do uso dos fertilizantes também é um fator importante, por aqui podemos cultivar duas ou mais vezes por ano na mesma área", diz o pesquisador da Embrapa e líder da Rede FertBrasil (rede de pesquisa em fertilizantes que une a Embrapa e empresas privadas), Vinicius Benites. "O foco na adubação do sistema ao invés da adubação das culturas é um novo conceito que está crescendo rápido na agricultura tropical", completa o pesquisador. Assim sendo, novas tecnologias em fertilizantes têm que ser desenvolvidas e melhor compreendidas de forma a reduzir as perdas de nutrientes, aumentando sua eficiência de uso nos trópicos.

O Congresso não vai discutir apenas o aspecto cientifico, mas servirá de palco para diversas empresas do setor demonstrarem seus avanços tecnológicos e compartilhar experiência com pesquisadores. A inovação tecnológica no setor é importante para que o Brasil possa amenizar sua dependência externa por esse insumo, seja por ganhos de eficiência ou pela introdução de fontes alternativas de nutrientes.

Vale lembrar que o Brasil dispõe de fontes alternativas de nutrientes, procedentes do processamento da agroindústria e da própria atividade agropecuária. Tecnologias que permitam o processamento industrial desses materiais, permitindo seu uso como fertilizantes, podem alavancar um novo perfil para a indústria de fertilizantes no País.

"Creio que essas novas pequenas indústrias podem representar de 15% a 20% da demanda nacional, algo em torno de 3 a 5 milhões toneladas, valor próximo de 4 bilhões de dólares por ano, diz o também pesquisador da Embrapa José Carlos Polidoro.

Mais de uma dezena de autoridades brasileiras e mundiais em fertilizantes estarão presentes, com destaque para o alemão Martin Trenkel (especialista em fertilizantes de liberação lenta), o americano Mark Alley (fertilizantes em um manejo integrado planta-nutriente) e o australiano Mike McLaughlin (fertilizantes fosfatados e micronutrientes).

Outros tópicos que serão debatidos incluem uso direto de agrominerais, fertilizantes de base orgânica e a adição de micronutrientes e macronutrientes secundários em fertilizantes NPK. O XVI Congresso Mundial de Fertilizantes vai ser organizado pela Embrapa e Rede FertBrasil, em parceria com o Centro Científico Internacional de Fertilizantes (CIEC) e com o Grupo de Apoio a Pesquisa (GAPE/USP).

O site do Congresso está em www.16wfc.com/pt/.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada