dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Embrapa realiza módulo introdutório de capacitação para atender novos técnicos de Mato Grosso
Participantes deste módulo serão inseridos nos programas de Capacitação Continuada
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agrossilvipastoril
15/04/2014

Deste esta segunda-feira, 14, e até o dia 16 de abril, Embrapa e parceiros realizam um módulo de nivelamento de Capacitação Continuada nas Cadeias Produtivas em Mato Grosso. Essa é uma edição estratégica, que visa inserir novos agentes de assistência técnica e extensão rural de todo o estado no programa já em andamento das Capacitações Continuadas. Este módulo introdutório será realizado na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT).

A realização desta capacitação surgiu como forma de atender a uma demanda da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que, em consulta às prefeituras do estado, verificou a demanda e o interesse de técnicos por cursos em suas áreas de atuação. Atualmente a Embrapa Agrossilvipastoril já coordena no estado processos de capacitação continuada nas cadeias produtivas de leite, pecuária de corte, fruticultura, mandiocultura, olericultura, piscicultura, apicultura, sistemas agroflorestais, biodiesel e integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF).

Assim, este evento será uma forma de incluir novos participantes nas atividades já em andamento. Para isso, a programação contará com uma apresentação da metodologia das capacitações continuadas e com a discussão de temas comuns a todas as cadeias produtivas, como correção do solo, restauração ecológica e gestão de propriedades. Também haverá visita ao Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril e reuniões específicas sobre cada uma das cadeias produtivas contempladas pelo programa.

Após participarem deste módulo introdutório, os técnicos serão separados por área de atuação e receberão conhecimento de maneira intensiva, para que sejam inseridos nas turmas mais avançadas de suas respectivas cadeias produtivas.

A programação do evento ainda abordará o Projeto Voltar a Querer, que consiste em um plano de desenvolvimento de agricultura familiar para o estado de Mato Grosso. O projeto é uma parceria entre a AMM e o grupo dos 20, composto por 23 municípios. A capacitação de técnicos é uma das estratégias do programa.

Transferência de tecnologia
Capacitação continuada é a metodologia de trabalho utilizada pela Embrapa Agrossilvipastoril para possibilitar a transferência de tecnologia para agentes de assistência técnica e extensão rural da iniciativa pública e privada em Mato Grosso. Por meio deste processo, os alunos participam de dois a três módulos de treinamento por ano, quando aprendem mais sobre determinada cadeia produtiva. O programa de cada curso é contínuo, sendo que os temas a serem trabalhados nos módulos são renovados de acordo com a necessidade dos participantes.

Como forma de colocar em prática o conhecimento adquirido, cada um deles é convidado a montar uma Unidade de Referência Tecnológica no município em que atua. Esta URT serve como um espaço de experimentação e também como uma vitrine para multiplicação do conhecimento na região.

Atualmente cerca de 290 técnicos, de todas as regiões do estado, estão sendo capacitados em uma das dez cadeias produtivas com processos de transferência de tecnologia coordenados pela Embrapa Agrossilvipastoril.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada