dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem    
Produtores e técnicos recebem curso sobre manejo genético e reprodutivo do Pirarucu
Curso será realizado em circuito regional, nas unidades de observação de reprodução de pirarucus instaladas no Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Tocantins
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Amapá
16/04/2014

O pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo e conhecido também como bacalhau da Amazônia, tem potencial zootécnico e mercado promissor para ganhar destaque no cultivo de peixes no Brasil. Entre as iniciativas que buscam ultrapassar o estágio da potencialidade, está o Projeto Pirarucu da Amazônia, coordenado por Embrapa e Sebrae com o objetivo de viabilizar pesquisas aplicadas para gerar conhecimento e tecnologias sobre a produção do pirarucu em cativeiro, em diferentes sistemas de criação.

Uma das iniciativas deste Projeto é o curso “Manejo Genético e Reprodutivo do Pirarucu”, realizado em circuito regional, nas unidades de observação de reprodução de pirarucus instaladas no Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Tocantins.
No Amapá, o curso acontece nesta quarta-feira (16/4), no horário das 8h às 18h, na piscicultura Pesque & Pague da Fazendinha, distrito de Macapá, sendo dirigindo a produtores, técnicos extensionistas de órgãos estaduais, técnicos do Sebrae e equipe local do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a realizar manejo genético e reprodutivo de pirarucu e com fácil compreensão da importância do conhecimento da composição genética dos pirarucus para o aumento da produtividade de alevinos.

Os instrutores desta capacitação são os pesquisadores Cesar Santos e Marcos Tavares, da Embrapa Amapá; o consultor do Sebrae, Tácito Araújo, e o pesquisador Eduardo Varela (geneticista de peixes), da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO). Também atuam na organização do curso a pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka, da Embrapa Amapá, e a analista com doutorado em reprodução de peixes Marcela Mataveli, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O conteúdo do curso é composta de conhecimentos sobre o manejo genético de reprodutores, importância da procedência do plantel, sexagem, número ideal de reprodutores e registro de zootécnico dos animais; estruturas de manejo de reprodutores, transporte e transferência de pirarucus entre viveiros e biometria; método de marcação física por chipagem eletrônica; variabilidade genética, consanguinidade, parentesco dos animais, rastreabilidade genética, teste de paternidade, heterose, pedigree, fenótipo e genótipo, e métodos genéticos de avaliação da qualidade do plantel; acompanhamento sanitário do pirarucu; e também apresentação de resultados de pesquisa do pirarucu.

“Neste curso, vamos trabalhar com apresentações teóricas e demonstrações práticas na unidade de observação de reprodução que foi instalada em outubro do ano passado. A estrutura é alinhada aos objetivos do Projeto Pirarucu da Amazônia e teremos 18 pirarucus selecionados para os testes de desova”, acrescentou o pesquisador Cesar Santos.

Como parte da programação, pesquisadores da Embrapa e técnicos do Sebrae vão orientar produtores e técnicos extensionistas na identificação eletrônica de pirarucus, por meio da demonstração prática de instalação de chipes em pirarucus. “Cada chip mede pouco mais de um centímetro e será inserido (usando seringa e agulha) debaixo das escamas do peixe reprodutor. O equipamento possui um número de identificação, semelhante a um registro geral, que é cadastrado e recebe dados de espécie, origem do animal, e em qual tanque o peixe está na piscicultura”. Para realizar a identificação do chip, é utilizado um aparelho sensor.

Início
O Sebrae deu início em 2007 ao projeto Pirarucu da Amazônia, sob a coordenação regional do Sebrae em Rondônia. A iniciativa se baseou na experiência pioneira de Rondônia, onde o Sebrae desenvolveu o trabalho de criação, engorda e reprodução do peixe em cativeiro. Os bons resultados em Rondônia levaram à expansão do projeto aos outros estados do Norte. Além da preservação da espécie, o Projeto Pirarucu da Amazônia tem como objetivo realizar pesquisas aplicadas para gerar conhecimento e tecnologia sobre a produção do peixe em cativeiro, em diferentes sistemas de criação.

Pirarucu
Hábito alimentar: Carnívoro.
Peso: Podem chegar a mais de 200 kg e 3 m de comprimento.
Sistema de cultivo: O sistema mais utilizado é o viveiro escavado, mas já existem alguns experimentos em tanques-rede.

Aspectos produtivos: Seu cultivo ainda é incipiente. Nos primeiros experimentos chegou a crescer mais de 6 kg/ano. Apesar de ser uma espécie carnívora, aceita bem ração com altos índices de proteína, desde que seja feito corretamente o acondicionamento alimentar. Sua carne não tem espinhos em "y" e são comercializadas em mantas de pura carne. Apesar do grande interesse, o seu pacote tecnológico ainda não está totalmente definido, porém, é uma das espécies mais promissoras da aquicultura brasileira.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada