dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Moagem de cana chega a 585,85 milhões na região Centro-Sul de abril a dezembro
Deverão ser produzidos 33,1 milhões de toneladas de açúcar e 25,56 milhões de m³ de etanol, alterando a proporção do mix de produtos para 44,3% de açúcar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
INTL FCStone
24/04/2014

Estimativa de moagem de cana para a safra 2014/15 da consultoria de gerenciamento de riscos com foco em commodities INTL FCStone aponta para 585,85 milhões de toneladas de cana (MTC) entre os meses de abril e dezembro para a região Centro-Sul.

“Pode-se destacar que o traço mais marcante dessa safra é o impacto da seca sobre a matéria prima. Estimava-se uma disponibilidade de cana em torno de 630 milhões de toneladas no mês de dezembro de 2013. Com menos biomassa disponível, o cenário de ampliação de produção dos derivados também foi reduzido proporcionalmente”, explica o analista de mercado da INTL FCStone, Pedro Verges.

“Para chegar ao número de moagem, partimos da expectativa de aumento de área proposta pela CONAB. De acordo com o instituto, é esperado um incremento de 4,5% na área plantada para a safra 2014/15 em relação à anterior. Isso é condizente com a expectativa do mercado antes da ocorrência da seca”, informa o analista.

A produtividade agrícola média estimada pela consultoria é de 74,04 toneladas de cana-de-açúcar por hectare (TCH). Com expansão de 4,5% na área, distribuída de acordo com o tipo de cana observada em 2013/14, a disponibilidade de cana fica em 598,278 MTC.

“O número é compatível com a expectativa antes da seca. Entretanto, a disponibilidade de cana não quer dizer que toda ela será moída. Como vem sendo uma característica da indústria, as usinas têm prolongado o pico de moagem, o que permite uma cauda de safra mais volumosa mesmo com as mesmas unidades em atividade”, afirma Verges.

Para produtividade, a consultoria utilizou dados da UNICA/CTC, segmentando por ano de corte e tipo de cana. Foi considerada uma renovação de 14% dos canaviais, taxa 20% menor que a do ano passado (18%). “Esse número foi estimado de acordo com a pesquisa de safra feita em fevereiro, que revela menor investimento nesse ano. Da cana nova, as proporções foram divididas de acordo com o perfil da safra 2013/14. Os impactos da seca na produtividade agrícola ficaram em 7% como uma média do Centro-Sul. A razão disso é que as mesorregiões mais afetadas pela disponibilidade hídrica são justamente as maiores produtoras. De 25 regiões, três são favoráveis e 22 têm algum tipo de restrição. Ademais, essa é a média de quebra estimada pela pesquisa de safra e confirmada – em expectativa – junto a produtores e tradings”, completa Verges.

Em relação ao rendimento industrial, a INTL FCStone espera um desempenho semelhante ao ciclo 2013/14. Sem muitas informações disponíveis, o que baliza a pequena elevação é um ATR (Açúcar Teórico Recuperável) maior no mês de março/14 em comparação a março/13 e uma maior concentração da sacarose em uma cana-de-açúcar menos desenvolvida.

Para a moagem diária efetiva foram observados dados dos anos anteriores, que indicam uma capacidade ociosa próxima de 13%. A média de dias perdidos foi calculada de acordo com as últimas cinco safras.

Mix de produtos
Em relação aos produtos da cana, o etanol continua ganhando espaço frente ao açúcar, porém de maneira mais tímida, segundo a INTL FCStone. Entre anidro e hidratado, o share continua praticamente o mesmo. Apesar da melhor remuneração do anidro, o hidratado tem um mercado potencial muito maior. Pela redução das exportações do anidro, a demanda global (interna + externa) do biocombustível foi afetada negativamente.

“O açúcar continua dando uma forte base para o setor, com uma demanda garantida durante o ano. O cenário de maiores preços internacionais no segundo semestre – em decorrência de um balanço de oferta e demanda mundial mais apertado – deve sustentar a produção do alimento no miolo de safra, quando o mix tende a se virar mais para o açúcar”, explica Verges.

Para estimativa dos produtos, a INTL FCStone calculou um ATR médio, em toneladas de açúcar total recuperável por tonelada de cana, de 133,75 kg/t. O rendimento industrial é bastante próximo ao da safra 2013/14, com um pequeno ganho em decorrência da maior concentração de açúcar, compensando parte da cana perdida. “Considerando a moagem efetiva de 585,85 milhões de toneladas de cana, o total de ATR disponível chegaria a 78,4 milhões de toneladas”, afirma o analista.

Partindo de uma demanda estimada de ciclo Otto de 53,44 milhões de m³ de gasolina C equivalente – assume-se um crescimento de 6,5% na demanda global em relação à 2013/14 – será necessário produzir 25,56 milhões de m³ de etanol no Centro-Sul. Isso leva em conta um aumento das importações de gasolina, manutenção da mistura em 25% e uma redução nas exportações de etanol aos EUA. Também leva em conta uma manutenção das transferências entre Centro-Sul e Nordeste.

Com esse ATR total consumido para o etanol resta açúcar recuperável para a produção de 33,1 milhões de toneladas de açúcar. No computo geral, nota-se uma queda na produção global de açúcar (-4,12%) e etanol (-0,4%). “Essa redução é causada pela menor quantidade de cana processada (-2,4%), o que ocasiona uma menor disponibilidade de matéria prima (-2%). Ainda assim, a hipótese de uma safra mais alcooleira – em relação ao mix – se confirma”, considera o analista da INTL FCStone.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada