dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Fortalecimento da citricultura no Amazonas é tema de reunião técnica
Objetivo é viabilizar o aperfeiçoamento do processo produtivo de frutas cítricas, como limão e laranja, privilegiando a otimização e preservação dos recursos naturais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Amazônia Ocidental
24/04/2014

O fortalecimento da citricultura no Amazonas estará em pauta até quinta-feira, 24, na reunião técnica intitulada Projeto Citros no Amazonas, onde estão sendo apresentados os resultados parciais do projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas.

O evento começou na quarta, 23, no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Hoje, acontece uma visita a Unidades de Observação e Demonstração do projeto, na Fazenda FMI Citros, localizada em Rio Preto da Eva – AM 010, km 113, Ramal do Procópio, km 10. A atividade é aberta a agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes interessados no tema.

O projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas objetiva viabilizar o aperfeiçoamento do processo produtivo de frutas cítricas, como limão e laranja, privilegiando a otimização e preservação dos recursos naturais, com redução do uso de insumos contaminantes. Com isso, o trabalho quer ajudar o produtor a disponibilizar no mercado frutos de melhor qualidade, sem riscos à saúde do consumidor, permitindo sua rastreabilidade e, consequentemente, atendendo às exigências dos mercados nacional e internacional. A reunião é uma oportunidade de conhecer melhor os resultados já alcançados no projeto, as atividades em desenvolvimento, além de propor ajustes e melhorias, visando o alcance de seus objetivos.

O projeto é financiado pela Embrapa e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa – Pró-Estado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado do Amazonas (Sepror).

Citricultura
A citricultura é de fundamental importância para a economia do Brasil. O Amazonas busca novas alternativas agrícolas, a fim de abastecer o crescente mercado local e reduzir os custos dos alimentos, gerados pelas longas distâncias desde os principais centros de produção até Manaus. Apesar do grande potencial de produção de frutas cítricas do Estado, a maior parte da produção é proveniente de pequenos pomares, com pouco uso de tecnologias de cultivo, o que contribui para o baixo valor da produtividade média.

Realização
O evento é realizado pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Unidade líder do projeto, Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Sepror, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fapeam, Ufam, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e conta com apoio da Fazenda FMI Citros.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada