dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Produção    
Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho - Prevenção: uma responsabilidade compartilhada todos os dias
Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril e instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ganha importância adicional e serve, como uma espécie de lembrete: sua empresa oferece um ambiente seguro para o trabalhador?
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Flávio Penteado
28/04/2014

Trabalhar é uma atividade digna e nobre, que não deveria, em tese, provocar efeitos nocivos à saúde das pessoas. No entanto, apesar das significativas evoluções na legislação trabalhista nas últimas décadas, a realidade ainda assusta. Somente no Brasil, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente. A economia também é afetada: de acordo com o Ministério da Previdência, o país perde anualmente de 2,5 a 4% do PIB com acidentes deste gênero, devido ao pagamento de benefícios previdenciários.

Diante deste cenário, o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril e instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ganha importância adicional e serve, como uma espécie de lembrete: sua empresa oferece um ambiente seguro para o trabalhador? O que está sendo feito para minimizar riscos? Os funcionários se sentem protegidos e satisfeitos com as condições de trabalho? Do outro lado, você é um colaborador responsável? Respeita os procedimentos de segurança? Toma os cuidados necessários durante o expediente? Essas são reflexões essenciais para a construção de um futuro mais seguro e otimista.

De qualquer modo, existem motivos para comemorar. Segundo estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Brasil tem reduzido de maneira significativa os índices de acidentes de trabalho, bem como a gravidade deles.
 
Parte desse bom desempenho vem de programas de segurança e de prevenção originados na indústria. Vale destacar a contribuição do setor químico, pioneiro em diversas iniciativas que visam preservar trabalhadores da exposição a agentes e soluções. A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), por exemplo, lançou programas específicos de prevenção de acidentes, que vão muito além dos requisitos legais.

Sou gerente de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) de uma das maiores empresas agroquímicas do mundo e sei o quanto o casamento entre ‘engajamento’ e ‘práticas de segurança’ dá bons resultados. Citando a realidade da qual faço parte: na FMC, segurança, saúde e meio ambiente são valores inegociáveis, que são considerados diariamente em todas as decisões. A área de Segurança recebe investimentos constantes, que geram ações de conscientização, capacitação de equipes, análises técnicas dos processos e instalações, além de estudos frequentes a partir de indicadores de performance. O resultado? 20 anos sem acidentes de trabalho com afastamento.

Acreditamos na importância de prevenir acidentes, seja no trabalho, em casa ou no trânsito. Essa crença se aplica a funcionários, e se estende, da mesma maneira, a fornecedores, parceiros e visitantes da fábrica. Temos consciência de que bons resultados só são atingidos por meio do compromisso de líderes e colaboradores com os valores da companhia. Além disso, são fundamentais planejamento e treinamentos contínuos que assegurem o cumprimento de procedimentos e requisitos legais.

A prevenção é uma responsabilidade que deve ser igualmente compartilhada. Assim, a partir de posturas colaborativas e dos exemplos da liderança da empresa, a segurança no trabalho torna-se uma conquista que deve ser comemorada não só hoje, mas todos os dias. Parabéns àqueles que zelam pela vida e pelo bem-estar.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Segurança
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada