dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agroindústria      
Segurança e Qualidade para Agroindústria Familiar no Brasil ganha site
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroindústria de Alimentos
13/06/2014

Oferecer um ambiente virtual sobre os projetos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) para a melhoria da segurança e qualidade dos produtos oriundos de agroindústrias de alimentos de base familiar é a finalidade do site Segurança e Qualidade para Agroindústria Familiar no Brasil.

O ambiente virtual é destinado a empreendedores agroindustriais de alimentos de base familiar e suas associações e cooperativas, instituições e técnicos de extensão rural e assistência técnica públicos e privados, escolas agrícolas e outras organizações e estudiosos de assuntos relacionadas com a produção de alimentos processados por produtores familiares. O pesquisador Fénelon Nascimento informa que a iniciativa pretende “Dar transparência às ações, conquistas e dificuldades no campo, para benefício de instituições e técnicos que trabalham com o segmento de agroindústria familiar e propiciar o aprendizado coletivo e o desenvolvimento de método para internalização das Boas Práticas de Fabricação (BPF)”. O site dispõe de um conjunto de informações sobre os projetos Fase I e II; Quem é Quem – referência dos agentes institucionais relacionados com a agroindústria familiar; Publicações; Dicas; entre outras.

As BPF são recomendações aceitas internacionalmente sobre um conjunto de itens relacionados com o local da agroindústria, as pessoas e os processos de gestão de trabalho com alimentos que visam criar condições de produção de alimentos seguros para o consumidor. A adoção das BPF se impõe à medida que um crescente número de produtores familiares incorpora a transformação de sua produção primária em produtos com maior valor agregado por meio do processamento. Porém, o segmento de produção familiar nem sempre tem acesso às informações técnicas necessárias em tempo hábil e linguagem compreensível para a adoção das BPF. A partir deste quadro, desde 2006, a equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de 23 instituições parceiras nas unidades da federação, executou projetos com o objetivo de “Embasar agentes de desenvolvimento da agricultura no sentido de transformá-los em técnicos multiplicadores das Boas Práticas de Fabricação, higiene e sanificação para garantia da qualidade dos alimentos, evitando-se os riscos de contaminação, perdas ou depreciação do produto, garantindo, dessa forma, produtos seguros para os consumidores”.

Mais informações com Fénelon Nascimento Neto, no telefone (21) 3622-9600 ou e-mail: ctaa.sac@embrapa.br.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada