dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Genética    
Nova publicação mostra onde estão as variedades de mandioca recomendadas pela Embrapa
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
26/06/2014

Com o objetivo de facilitar a localização das variedades de mandioca recomendadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), já está disponível aos interessados a publicação “Localização georreferenciada de unidades de produção com variedades de mandioca recomendadas pela Embrapa: biomas Caatinga e Mata Atlântica”.

O Documento 60 é resultado de um período de um ano de levantamento de campo feito pelos pesquisadores Clóvis Almeida, Aurea Albuquerque, Nilton F. Sanches, José Souza e pelos analistas Cícero Lucena e Jacqueline de Araújo. Apresenta, por meio da técnica do georreferenciamento, a localização das principais variedades de mandioca introduzidas e lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura nos biomas Caatinga e Mata Atlântica, desde a incorporação da pesquisa participativa ao programa de melhoramento genético de mandioca da Unidade, em meados dos anos 90. Estão identificados, em várias tabelas, o município, a comunidade, a variedade, o ponto georreferenciado, a latitude, a longitude, a altitude e o bioma.

Questões fundamentais
Segundo o pesquisador Clóvis Almeida, líder do projeto “Impacto da pesquisa participativa do melhoramento genético da mandioca no bioma caatinga”, a publicação responde a cinco questões fundamentais para a Embrapa. “São elas: 1) Onde nossas variedades estão; 2) Quais as variedades mais adotadas pelos agricultores, as melhoradas ou as introduzidas pela Unidade; 3) Quais as variedades recomendadas pela Embrapa e adotadas por estado da região Nordeste e Norte de Minas; 4) Qual a variedade recomendada que é mais adotada em cada Estado e; 5) Qual a participação do bioma caatinga (por estado e no total) na produção de mandioca da região Nordeste”, pontua Almeida. “Por meio da associação das informações, podemos até confirmar que a tolerância das variedades à seca deve ser um dos principais objetivos do programa de melhoramento genético de mandioca, com vistas a incrementar e acelerar o processo de adoção de novas variedades destinadas ao bioma Caatinga”.

A ideia é, com esses dados, possibilitar a execução de trabalhos de avaliação de adoção e de impacto das variedades. “Eles podem ser muito importantes, por exemplo, para orientar ações de dois grandes programas liderados pela nossa Unidade: "Rede cooperativa de avaliação e transferência de genótipos de mandioca" e "Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” (Reniva)”, afirma Almeida. A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada