dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Pecuária    
Controle do carrapato-do-boi é tema de workshop no Instituto de Zootecnia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
CATI
07/07/2014

Para discutir os resultados da genética da resistência do carrapato-do-boi aos produtos químicos e a melhor forma de controlar este parasita, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizará o “IV Workshop Controle de Carrapatos”, no dia 14 de agosto de 2014, a partir das 8 horas, em Nova Odessa.

Serão discutidos diversos assuntos como o impacto das formas de controle nas doenças Anaplasmose e Babesiose transmitidas pelo carrapato-do-boi, utilizando produtos químicos, produtos alternativos – homeopatia e fitoterapia, além do controle estratégico.

“O prejuízo que o carrapato pode ocasionar ao rebanho nacional foi estimado em 2 bilhões de dólares”, revela Cecília Veríssimo, pesquisadora do IZ e coordenadora do evento. As raças mais suscetíveis são de origem europeia. Porém, o próprio bovino, aquele resistente ao carrapato, em especial os zebuínos da raça Nelore, mostra-se como a melhor opção no controle biológico do carrapato, devido à limitação do ciclo de vida do parasita que acontece nestes hospedeiros resistentes.

Uma das palestras será proferida pelo responsável pela implantação do Projeto CATI Leite no Estado de São Paulo, o médico veterinário Carlos Pagani Netto, da Casa da Agricultura de Novo Horizonte, vinculada à CATI Regional Catanduva e que abordará a melhor maneira de levar as tecnologias até o produtor rural. "Capacitar os extensionistas é fundamental para que eles sintam segurança ao transmitir as informações e as novas tecnologias aos produtores. O evento programado é uma oportunidade de enfatizar a troca de informações e experiências entre as instituições de pesquisa, universidades e extensão, para que as informações cheguem aos produtores, de forma clara e eficaz, que é o objetivo final de todo esse investimento", avalia Pagani.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada