dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroecologia          
Cresce o número de resumos do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Hortaliças
08/07/2014

Com a prorrogação do prazo para a submissão de resumos no IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, de 30/06 para 13/07, cresce o número de interessados em participar do evento. Na avaliação da pesquisadora Mariane Vidal, à frente da coordenação do seminário, que será realizado no período de 07 a 09 de outubro próximo, já é bastante significativo o volume de resumos enviados e, se mantido o mesmo ritmo, deverá ultrapassar o de 2012, em termos quantitativos.

"Na última edição do seminário, tivemos cerca de 100 trabalhos submetidos e este ano a perspectiva é superar esse número, chegando a 120 resumos, ou quase isso", prevê a pesquisadora. Entre os trabalhos inscritos figuram trabalhos enviados do Rio de janeiro, Minas Gerais e do Norte do País, participações que ela atribui a novidades como a forma de publicação. Pela primeira vez, os resumos aprovados serão publicados em uma edição especial da revista Cadernos de Agroecologia, indexada com conceito Qualis B4 Interdisciplinar – sistema de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "É um atrativo a mais, e que traz também uma exigência a mais, já que o sistema só aceita resumo expandido, uma espécie de mini-artigo, inédito, e que traga detalhes esperados em um documento científico, como introdução, objetivo, metodologia e resultados obtidos, por exemplo."

Além disso, existe o fato de os resumos não se aterem estritamente a temas científicos, já que foi considerada também a abertura para relatos de experiências, que podem ser contextualizadas por agricultores a partir de suas práticas agroecológicas. "O nosso público-alvo é o agricultor e é sempre pensando nele que o seminário vem sendo organizado ao longo dessas quatro edições", assinala a pesquisadora, acrescentando que além de apresentações, orais ou em formas de pôster, haverá outros caminhos de participação, a exemplo da mostra de produtos, feira e atividades culturais. "Com base nesse fundamento, um agricultor artesão de um assentamento já pediu, inclusive, espaço para levar cestos de palha de bananeira e se dispôs a passar a sua experiência artesanal em uma oficina durante o seminário."

Comitê Editorial
Os resumos serão avaliados por um comitê editorial – em torno de 25 técnicos e pesquisadores - que irá analisar os trabalhos, "partindo do princípio da qualidade técnica e de uma contribuição mais objetiva com relação às propostas de fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia".

Também editora do número especial da publicação que vai exibir os trabalhos selecionados, Mariane chama a atenção para a importância de os inscritos e interessados em marcar presença acompanharem as notícias referentes ao seminário no site http://agroecologiadf.akamido.com onde em breve estará disponível a programação técnico-científica e os nomes dos palestrantes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada