dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente        
Valorização dos Serviços Ambientais
Cientistas foi a redução dos serviços ambientais em função das lacunas no conhecimento científico e na percepção social
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
09/07/2014

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) estará à frente da pesquisa em serviços ambientais na Empresa. O centro de pesquisa vai coordenar o arranjo 'Serviços ambientais na paisagem rural - ARRANJO SA'.

A articulação para elaboração do arranjo, que vai atuar por nove anos, começou em julho de 2013. Compõem o grupo gestor do arranjo pesquisadores de cinco centros de pesquisa: Embrapa Solos, Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Embrapa Florestas (Colombo-PR) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Também haverá um comitê assessor, com função consultiva, com representantes de biomas e setores da sociedade. O arranjo conta com a participação de 17 unidades da Embrapa.

"Um grupo de mais de 10 profissionais da Embrapa Solos, que atua de forma interdisciplinar relacionada ao tema e em parceria com outras unidades da Embrapa e parceiros externos, trabalhou de forma integrada e colaborativa na elaboração do arranjo. Este arranjo será organizado ao redor de três eixos: avaliação e análise integrada como suporte à decisão, desenvolvimento e adaptação de métodos e ferramentas e organização da informação/transferência/comunicação", diz a coordenadora do trabalho e pesquisadora da Embrapa Solos Rachel Bardy Prado.

Um dos problemas observados pelos cientistas foi a redução dos serviços ambientais em função das lacunas no conhecimento científico e na percepção social. Pensando em contribuir para a solução desse problema o grupo vai buscar a geração de subsídios à conservação, recuperação e valorização dos serviços ambientais em sistemas naturais e de pesquisa agropecuária.

"A aprovação desse arranjo é o reconhecimento pela Embrapa da importância dos serviços ambientais no meio rural e sua forte relação com a agropecuária. Ele também é um complemento aos outros dois arranjos já coordenados pela Embrapa Solos (fertilidade e solos)", complementa Rachel.

Espera-se que o arranjo SA venha contribuir também para a troca de experiências entre os pesquisadores que atuam no tema no Brasil e exterior, para a capacitação do corpo técnico da Embrapa e padronização de métodos, bem como para a organização da informação e conhecimento a serem transferidos para a sociedade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Meio ambiente
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada