dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Umidade e chuvas intensas atrapalham o plantio de trigo no Paraná
Segundo a Climatempo, o clima favorece a propagação de fungos nas folhas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tayane Scott, Linhas Comunicação
14/07/2014

Com a chegada do inverno, o Paraná vem sofrendo bastante com as intensas chuvas que estão relacionadas com as passagens de frente frias pelo Estado e em toda a Região Sul. Em consequência, há muitos atrasos na safra de trigo, o que pode virar uma situação problemática, já que o Estado sustenta 90% da produção nacional e que determina o sistema de exportação do país.

O Paraná faz parte da região que mais produz em larga escala no país e o clima faz com que o seu calendário para a plantação seja extenso. No local, ela ocorre de março e ao fim de julho. Mesmo que no Sudoeste tenha vivido dias secos entre o largo período de chuvas, e que em algumas lavouras os agricultores tenham conseguido reverter essa situação, o Estado estará sob estas condições de muita chuva até o final de agosto.

De acordo com a Bianca Lobo, meteorologista da Climatempo, há uma possibilidade do Brasil já estar sobre a influência do fenômeno El Niño, o que favorece o aumento de chuvas na região Sul. A soma da alta umidade e chuvas fortes e volumosas faz com que temporais para a região Sul sejam esperados ao longo desse inverno, levando a queda de rendimento ou até a perda de lavouras inteiras.

O clima favorece o aparecimento de problemas como a Giberela e Brusone são duas doenças folheares causadas pela ação de fungos que se aproveitam para se infiltrar no trigo a partir das fases reprodutivas, comprometendo diretamente com a qualidade da cultura, já que ficam dentro da espiga distante da visão dos agricultores.

Para não comprometer com a fase de frutificação restrita que o Paraná vive e com as ações que o meio ambiente pode causar como livixiamento, geadas, chuvas intensas que alagam o solo, o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Wickler Godinho, diz que a única maneira do agricultor se prevenir dessa situação é realizando um planejamento eficiente. “Uma das técnicas que o produtor pode fazer é a rotação de culturas e o plantio direto na palha que vão diminuir as ações externas que podem impedir uma boa colheita”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Clima
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada